O grupo canadense The Band, se notabilizou por durante muitos anos acompanhar Bob Dylan em shows e em discos históricos, como Basement Tapes. Mas a banda teve uma carreira própria, e foi um dos grandes grupos da cena do rock nos anos 60, quando lançou excelentes discos. A The Band era formada por Robbie Robertson (guitarra e vocais), Richard Manuel (vocal, teclados), Levon Helm (bateria, vocais), Garth Hudson (teclados, vocais) e Rick Danko (baixo, vocais). Como se vê, todos os membros da banda tinham participação vocal, o que era um diferencial. Depois de uma longa carreira, iniciada ainda no Canadá no início dos anos 60, a banda resolve sair de cena, e decide por fazer um grande show reunindo alguns de seus grandes amigos que conquistaram na estrada do rock. O resultado é um show grandioso, reunindo gente do peso de Bob Dylan (uma presença óbvia), Ronnie Hawkins, Eric Clapton, Muddy Waters, Paul Butterfield, Van Morrison, Dr John, Stephen Stills, Neil Young, Joni Mitchel, Neil Diamond, Ringo Starr e Ron Wood. O concerto histórico aconteceu no teatro Winterland, em San Francisco, onde a banda realizou seu primeiro show com o nome The Band, em 1969.
O número de encerramento, comandado por Bob Dylan |
Um time de peso como esse não poderia ser reunido sem que fosse devidamente registrado. Robbie Robertson então procura Martin Scorsese, que era um grande fã da banda, e ele topou a empreitada, e assim nasceu The Last Waltz. Trazendo cenas de bastidores, entrevistas e números musicais, o filme traz toda a atmosfera daquele concerto de despedida. Algumas performances vieram de material filmado depois do show. Scorsese levou a banda até um outro palco e filmou as canções 'Evangeline', com Emmylou Harris e 'The Weight', com as Stapples Singers. Eles também tocaram 'Theme From The Last Waltz' no mesmo local.
Dr John e Eric Clapton tirando um som nos bastidores |
Os shows mostrados são excelentes. A The Band canta alguns de suas principais músicas, e apresenta seus convidados, como Joni Mitchel, com seu som folk elétrico, Dr John, canta 'Such a Night', numa performance memorável, Muddy Waters, talvez o maior responsável pela eletrificação do blues, canta seu grande clássico 'Mannish Boy', Neil Young e Van Morrison, outras duas lendas do rock também fizeram ótimos shows. A última atração da noite fica por conta de um dos grandes responsáveis pelo sucesso da The Band - Bob Dylan. Saudado como a grande atração da noite, mesmo em meio àquele time de estrelas, Dylan interpreta 'Baby Let Me Follow You Down' e 'I Shall Be Released', com todos os convidados de volta ao palco, encerrando o grande show. O documentário deixa registrado um grande concerto, daqueles que ficaram marcados e que teriam de ser registrados, e Scorsese, melhor do que ninguém, realizou um trabalho digno de todas aquelas estrelas que subiram no palco naquela noite. Ainda bem que aquela reunião fantástica ficou registrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário