Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 18 de novembro de 2012

Show do Vímana - Teatro Tereza Raquel - 1976

A banda Vímana hoje é conhecida por por na década de 70 ser formada por alguns dos principais astros do rock brasileiro a se destacar nos anos 80, como Lulu Santos, Ritchie e Lobão. A vida da banda não foi das mais longas, e nem chegou a gravar nenhum álbum, apenas um compacto, que hoje é considerado raridade. A banda seguia a linha do rock progressivo, muito em moda na época, e chegou a fazer vários shows, como o que foi resenhado abaixo, pelo jornalista Guerra, do Jornal de Música em sua edição de ouubro de 76. O show aconteceu no Teatro Tereza Raquel, no Rio de Janeiro, que era palco de grandes shows da época.  Na matéria, intitulada "Funky, Chorinho e Rock: Vímana", o crítico reclama do excesso de exibicionismo de Lulu Santos, elogia o jovem baterista  Lobão e faz críticas aos dotes vocais de Ritchie, principalmente sua dicção, talvez desconhecendo tratar-se de um inglês recém-chegado ao país. Abaixo a resenha:

"Com o mesmo repertório do show anteriormente apresentado no MAM, o Vímana fez uma série de apresentações bem razoáveis no Teatro Tereza Raquel (Rio), de 6 a 10 deste mês. Felizmente desta vez o som não estava embolado e podia-se distinguir perfeitamente os instrumentos e o vocal. Em termos de marcação de palco, os esforços de Ritchie e de Fernando Gama foram obscurecidos pelo exibicionismo particular de Lulu em sua mis-en-scêne-pra-fotógrafo. A produção do concerto foi bastante boa e com espanto vimos pela primeira vez na história do Teatro Tereza Raquel um show bem iluminado.

O jovem Lulu Santos nos tempos do Vímana
Como destaque desta série de shows, podemos apontar Lobão, que indubitavelmente desponta como um dos bons bateristas da cena carioca de rock. Sua composição Zebra é a melhor música do repertório do grupo e foi a mais aplaudida pelo público presente. Quanto a Luiz Paulo, mais uma vez ele provou ser o melhor tecladista em ação pelas quebradas, mostrando um domínio absoluto de seus oito teclados. Sua peça Perece Um Chorinho foi outro bom momento do show, executado em um piano eletrificado, numa mistura de estilos Keith Emerson-Ernesto Nazaré. Encerrando a parte boa do repertório, Lulu interpretou com grande força Só Eu, música de sua autoria, demonstrando que possui mais dotes vocais do que Ritchie, que como vocalista é um ótimo flautista. Para encerrar, podemos dizer uma coisa: o funky pode ser a saída para o Vímana, mas o som dos meninos ainda está muito complicado. Por que não simplificar? Fernando, dispense a palheta e comece a tocar com os dedos! assim, o som sairá bem funky mesmo. E você, Ritchie, procure um curso de dicção o mais rápido que puder."

2 comentários:

  1. Meus cumprimentos, Márcio, pelo trabalho tão interessante. Tô na tua cola, agora, lendo bons textos. Até mais páginas.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Luiz. Obrigado pelas palavras, e por visitar meu blog. Seja bem vindo.
    Abraço

    ResponderExcluir