Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

San Francisco - Berço da Contracultura


A cidade de San Francisco, na Califórnia, sempre esteve ligada a movimentos contraculturais. Desde a década de 50, com o nascimento do movimento beat, a cidade já vivia uma efervescência cultural. Em 1953 com a criação da livraria "City Lights", que abrigava e promovia o trabalho dos escritores beat, a cidade passou a ser uma referência para movimentos de contestação ao sistema, conhecido como "american way of life". Por volta de 1961, a beat generation, como movimento chegava ao fim, devido a pressões de ordem conservadora. Allen Ginsberg, um dos cabeças do movimento sofreu um processo por seu longo poema "Howl"(Uivo), em nome da moral e bons costumes, sobrando fagulhas para os demais participantes do movimento, como Jack Kerouac, Gregory Corso, William Burroughs e Lawrence Ferlinghetti (proprietário da City Lights). Clubes e locais de encontro dos beats foram fechados, perseguição que enfraqueceu o movimento.
Porém no decorrer da década de 60, a vocação de San Francisco para abrigar movimentos contraculturais era confirmada com o surgimento do movimento hippie, e do chamado San Francisco Sound.
O movimento foi ganhando corpo, e em janeiro de 1967 foi organizado o primeiro Human-be-in, no Golden Gate Park. Esse evento era uma espécie de congresso-festival, que acabou dando origem ao "flower power". Líderes como Timothy Leary (um dos mártires da contracultura - foi demitido da Harvard por fazer experiências com LSD com seus alunos), Allen Ginsberg, Jerry Rubin (líder, do YIP - Partido Internacional da Juventude), estavam lá, junto a cerca de 30 mil pessoas para discutir assuntos ligados ao movimento e curtir o som do Jefferson Airplaine e Grateful Dead.


O "San Franciso Sound" incorporava, além do Dead e o Airplaine, bandas marcantes como os Charlatans, Quilcksilver Mensenger Service, Big Brother and Holding Company (que trazia Janis Joplin nos vocais), Country Joe and The Fish, além de muitas outras bandas, menos conhecidas.
Toda a agitação cultural, política e comportamental disseminada naquele período em San Francisco, e por extenção, em várias partes do mundo, pode ser resumida numa frase de Daniel Cohn Bendit, um dos líderes estudantis, de 68: "Não queremos uma sociedade onde não se morra de fome, mas em compensação nos mate de tédio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário