Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Festival de Orange (França) - 1975


Orange é uma pequena cidade francesa, localizada a 700 km de Paris. Foi construída no ano 105 a.C pelos romanos, por isso sua arquitetura traz toda a influência da arquitetura romana, não podendo faltar um enorme teatro que traz uma arena com grandes arquibancadas de pedras, lembrando o Coliseu de Roma. Nesse espaço fantástico, onde no passado eram realizadas batalhas entre gladiadores, nos anos 70 aconteciam festivais de rock, que reuniam multidões vindas de toda a Europa.
Em 1975 o festival trouxe bandas marcantes da época, algumas hoje desconhecidas, e outras, que se tornaram marcantes. A primeira atração foi Jess Barden, que não conheço, mas que segundo uma matéria da época, era líder de uma banda de soul, que botou o pessoal pra dançar. Em seguida foi a vez do Fairport Convention, uma ótima banda da época. O show seguinte, segundo a revista, foi o mais pirado do evento. John Cale, ex-Velvet Underground, vagava de um lado para outro no palco, tropeçando em microfones, enrolando-se em fios, não tomando conhecimento de sua banda de apoio. Devia estar muito louco, pois além disso, adandonou o palco em seguida, correndo em direção à rua. A competente e pesada Bad Company, banda do vocalista Paul Rodgers, ex-Free, fecharia a primeira noite do festival, e traria ao palco um bom hard rock, que era seu estilo.

A segunda noite se iniciaria com outro desconhecido pra mim - John Martyn. A atração seguinte foi uma banda que fazia um som contagiante: Dr. Felgood, que segundo a matéria "foi a única vez, em todo o festival que o público inteiro levantou para aplaudir e dançar". As atrações seguintes são dois grupos clássicos dos anos 70, que acredito que tenham feito grandes apresentações: Procol Harum e Tengerine Dream.
Como todo grande festival de rock tem que ter a inevitável chuva, ela veio no terceiro dia, que reservou grandes shows, mas não atrapalhou a empolgação do público. Primeiramente a Climax Blues Band, banda pouco conhecida, mas que fazia um ótimo som, um blues eletrificado e pesado. Soft Machine, outra banda clássica, se apresentou com seu som viajante. A Caravan é outro grupo que acredito que tenha feito um grande show. As duas últimas grandes atrações, também creio que tenham feito apresentações memoráveis, pelo som que faziam na época: a Mahavishinu Orchestra, liderada por John McLauglin, um dos melhores guitarristas da história, com seu som fusion eletrificado, e Wishbone Ash, outra banda clássica de alta competência.

Fico imaginando com deve ter sido o clima do evento, onde 25 mil pessoas assistiram a todos aqueles shows fantásticos, numa paisagem como aquela, numa época marcada por tantas grandes bandas, que viviam seu auge criativo. Bons tempos aqueles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário