Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Livros e Revistas de Humor - A Vida Sexual do Jaguar


Em 1979 o cartunista Jaguar lançou um livro nas bancas de revistas, chamado As Aventuras Sexuais do Jaguar, com várias tiras sobre o tema sexo, divididas por assuntos, como vem indicado na capa. A publicação era da editora Codecri, que era ligada ao jornal O Pasquim do qual Jaguar era um dos editores. A editora não publicava somente livros e revistas de humor, mas também livros de literatura. As tiras que compõem o livro não eram inéditas, mas sim um apanhado de coisas já publicadas anteriormente em diversos órgãos de comunicação, como vem explicado no texto de apresentação:
"Os desenhos e textos desta revistinha de sacanagem (sacanagem com os leitores incautos atraídos pela capa sensacionalista) foram publicados ao longo desses 15 anos de Pasquim, nas revistas de massagens para executivos paulistas (Homem, Satus, Lui) e tem até um que saiu na revista do revendedor Shell (...)"

Já comentei aqui nesse espaço sobre um outro lançamento de humor de Jaguar, chamado Lugares In-Comuns. O trabalho de Jaguar eu conheço desde criança, quando ele publicava tiras diárias no jornal Última Hora, e eu já gostava de seu estilo de humor e seu traço simples, às vezes até meio tosco e aparentemente mal acabado. Mas na verdade seu estilo de desenho sempre foi muito elogiado até por grandes artistas gráficos, pois na verdade em humor a precisão e acabamento dos desenhos não é o mais importante. Um desenho mais simples muitas vezes traz uma dose de humor maior do que muitos daqueles mais bem definidos graficamente.

O caso de Jaguar é típico desse estilo de humor mais despojado e simples, e que funciona bem, tanto é que ao longo de todos esses anos, seu trabalho já passou por diversos órgãos renomados de comunicação, e acredito que ele sempre esteve em atividade.

A Vida Sexual do Jaguar, apesar do tema, traz um humor não apelativo, mostrando temas como homossexualismo, impotência, libidinagem, estupro, prostituição, etc de uma forma muito bem humorada, como os exemplos aqui mostrados.

Um comentário:

  1. Conheci Jaguar na casa de Rui Espinheira; poeta, jornalista, escritor e professor (foi meu professor na Faculdade de Jornalismo, aqui em Salvador). Foi muito especial este dia, pois eu via e ainda vejo Jaguar como uma referência do jornalismo alternativo brasileiro. Boa lembrança Márcio!!!!!

    ResponderExcluir