Bristol fica no sudoeste da Inglaterra. E um de seus pontos turísticos mais curiosos está na esquina das ruas Michael's Hill e Perry Road. É a calçada em frente a uma cafeteria. Todo mundo para ali para ver uma ilusão de ótica acidental famosa, que ganhou o nome de"ilusão da parede do café" (em inglês, Wall Cafe Ilusion). A tal parede é feita de azulejos retangulares escuros e brancos dispostos horizontalmente. O interessante é que eles não estão alinhados, mas desencontrados, deslocados alguns centímetros para o lado direito ou esquerdo, linha a linha. Esse detalhe é suficiente para enganar o olhar. Fica nítido que as linhas separando as fileiras são tortas.
Quem veio primeiro: a ilusão ótica ou a parede? Diz a lenda que a cafeteria foi vista pelo neuropsicólogo Richard Gregory, da Universidade de Bristol, e ele resolveu estudar a imagem. Isso foi em 1973.
E como se explica a percepção entortada? A ilusão só tem efeito quando o alinhamento entre as formas brancas e pretas é deslocado, e quando é contornada por uma borda de outra cor:o cinza da argamassa. Ao contrário do que possa parecer as linhas de cor cinza, da argamassa, são retas. Use uma régua se duvidar. Clique na imagem para ela aumentar e ficar mais nítida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário