Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 16 de janeiro de 2011

Like a Rolling Stone - A Música Nº 1


Já se encontra nas bancas uma edição especial da revista Rolling Stone, trazendo as 500 Melhores Músicas Internacionais de Todos os Tempos. Essa listagem foi escolhida após duas extensas pesquisas. A primeira em 2004, que reuniu 162 especialistas, entre artistas, produtores, executivos da indústria fonográfica e jornalistas para escolher as melhores canções de todos os tempos. A segunda pesquisa, complementar, foi feita cinco anos depois, com outros cem especialistas, para se escolher as melhores canções da década de 2000, para a lista ficar mais atual.
O resultado não foi surpresa pra mim: a primeira colocada foi Like A Rolling Stone, de Bob Dylan. Sobre essa música, sem que eu me sinta exagerado, posso afirmar que ela deu uma chacoalhada no mundo da música, numa fase em que Dylan buscava mudanças. Em 1965, quando a música foi lançada, no álbum Highway 61 Revisited, Dylan que já era um consagrado cantor folk, resolve eletrificar sua música, e cair de cabeça no rock. Foi nesse ano que em pleno festival folk de Newport, ao subir com uma formação rock no palco, foi vaiado pelo público tradicionalista, que se chocou ao ver o maior astro do evento fugindo de suas tradições acústicas.
A consagração que viria com o lançamento do citado disco, provaria que Dylan estava certo ao assumir seu lado rock, embora não tenha abandonado a folk music, o que ficou provado ao longo de sua carreira. Dylan viria a se tornar o mais influente compositor de sua geração, não só como compositor, letrista, mas até como cantor, embora muitos odeiem sua tonalidade de voz anasalada. Uma artista que se declarou influenciado por seu jeito de cantar, por exemplo, foi Jimi Hendrix. Jimi não gostava de sua própria voz. Achava inadequada e feia. Ao ouvir Dylan, com seu tom diferente, viu que não era preciso ter aquela grande voz para passar seu recado. Por sinal, eu gosto da voz de Hendrix. Quanto à voz de Dylan, posso dizer que foi através dela que comecei a ficar fã dele. Acho a voz de Dylan bastante interessante e agradável de se ouvir.
Voltando à Like a Rolling Stone, recentemente foi lançado no Brasil um livro sobre essa música, e tudo que ela representa. O livro se chama Like a Rolling Stone - Bob Dylan na Encruzilhada e foi organizado pelo crítico americano Greil Marcus, do qual já falei aqui nesse espaço. Reúne depoimentos de várias pessoas, principalmente músicos e jornalistas, que fazem relatos sobre como essa música foi importante em suas vidas. O texto de apresentação do livro diz:

"Em todo e qualquer período histórico, há sempre um momento-chave a partir do qual os eventos subsequentes mudam seu curso e todos os elementos envolvidos são alterados para sempre. Neste livro, o jornalista Greil Marcus consegue nos levar ao dia 15 de junho de 1965, quando Bob Dylan entrou no Studio A, da gravadora Columbia Records, para registrar "Like a Rolling Stone", música que melhor iria lhe representar enquanto ícone da contracultura. Fazendo mais do que uma "biografia" da canção sessentista, o autor se aprofunda em uma análise meticulosa do gênio criador de Dylan, tendo como pano de fundo a situação política e cultural dos Estados Unidos."
O livro saiu aqui pela Cia das Letras, e ainda não possuo, mas já está na minha lista.

Com relação à edição especial com as 500 melhores canções internacionais, as outras melhores colocadas na ordem foram: Satisfaction (Rolling Stones),Imagine (John Lennon), What's Going On (Marvin Gaye), Respect (Aretha Franklin), Good Vibrations ( Beach Boys), Johnny B. Goode (Chuck Berry), Hey Jude (Beatles), Smell Like Teen Spirit (Nirvana), What'd I Say (Ray Chrles) e mais outras 490.

Nenhum comentário:

Postar um comentário