Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 28 de setembro de 2013

George Harrison Sai em Turnê Após 17 Anos (1992)

George Harrison foi sem dúvida um dos grandes ícones do rock. Um compositor fantástico e uma figura carismática, apesar de ser um tanto tímido e recluso para um astro do rock. George não era muito chegado a grandes turnês, e seus shows eram muitos esparsos. Por isso quando era anunciada uma turnê de George, o fato virava notícia no meio musical, como em 1992, quando saiu em excursão pelo Japão com o amigo de sempre, Eric Clapton. Na ocasião o correspondente do jornal O Globo nos Estados Unidos, José Emílio Rondeau, noticiou o fato na seção "Rio Fanzine", em 26/07/92:
"Desde 1974 George Harrison não fazia turnês. Apenas eventualmente o ex-Beatle subia ao palco, geralmente em ocasiões muito especiais, raras em espetáculos beneficentes, como o Prince's Trust Fund, ou dando uma canja em shows de seu velho amigo Eric Clapton. Triturado pela crítica durante a turnê 'Dark Horse', de 74 - uma excursão marcada por muito nervosismo e problemas em suas cordas vocais - George preferiu restringir suas atividades musicais ao estúdio.
Dezessete anos mais tarde, convencido (pressionado?) por Clapton, Harrison topou retornar aos palcos para uma mini-turnê de 12 shows em Osaka e Tóquio, no Japão. Este 'Live in Japan' é o registro dessa turnê: dois CDs (ou dois cassetes), com 19 faixas selecionadas de um repertório generoso, que cobre algumas das melhores suas suas com e sem os Beatles.
Livre, em teoria, da posição de bandleader - no íntimo, Harrison se comportava como mais um integrante da banda de Clapton, embora fosse ele a atração principal do show, todos os vocais principais fossem seus e quase todas as músicas, exceto uma ('Roll Over Beethoven', de Chuck Berry) fossem de sua autoria - George está à vontade e confiante. E com isso conseguiu realizar o melhor disco ao vivo já gravado por um ex-Beatle.
Apoiado por uma das melhores bandas em atividade - a de Clapton, que conta com músicos como o baixista e vocalista Nathan East, e os tecladistas Greg Philinganes e Chuck Leavell - George percorre com segurança e entusiasmo uma lista de clássicos, quase sempre acrescentando um peso e uma dramaticidade superiores ao ouvido nas gravações originais.
Ele pinçou músicas que cantava com os Beatles - como 'I Want To Tell You', que os japoneses ouviram pela primeira vez em 1966, quando os Beatles se apresentaram pela primeira vez no Budokan - as revisitou com um novo approach, enxertando novidades - em 'Taxman' ele pode ter mantido e utilizado em sampling a contagem e a tossida que abrem a versão do disco, mas agora ele ataca George Bush, ao invés dos governantes ingleses dos anos 60 alfinetados em 'Revolver'. Por fim, ele misturou sem a menor cerimônia assinaturas musicais de sua carreira Beatle e de sua discografia solo - no refrão de 'Isn't It A Pity', ele acrecenta um pedaço de 'Hey Jude".
Além disso, George reestruturou muitas canções, algumas delas do começo ao fim. 'Something' pega de surpresa o ouvinte, numa cover em muitos aspectos superior à versão original do disco 'Abbey Road'.
Estão aqui os pilares obrigatórios - 'My Sweet Lord' é provavelmente o que menos falta faria - mas há no disco um bom número de raridades nunca antes ouvidas ao vivo, como 'Piggies' (do 'Álbum Branco', com direito à coda de 'One More Time'). E mesmo o material mais fraco - 'Devil's Radio', 'All Those Years Ago', 'Darkhorse' - soa forte, por causa do ataque e do balanço da banda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário