Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 2 de dezembro de 2012

O Compacto Give Me Love, de George Harrison

Meu amor pela música se aflorou quando eu era adolescente, embora desde criança eu já gostasse muito de música. Lembro que aos nove anos eu já percebia que tinha um conhecimento sobre nomes de músicos e compositores maior que muitos de meus colegas. Na verdade, eu prestava muita atenção em nomes que eu ouvia, em personagens contemporâneos e em alguns fatos que eram noticiados. Eu nunca me esqueci de uma vez, na escola em que eu estudava, numa festa, uma professora nos anunciou uma música que ia tocar, que era de autoria de Tom e Jobim. Achei aquilo que ouvi superestranho, pois sempre soube, por ouvir falar, que nosso grande maestro não era uma dupla. Ainda hoje fico pensando se eu não ouvi errado, mas acho que ela falou aquilo mesmo.  Mas foi na adolescência que certas músicas passaram a bater nos meus ouvidos e me encantar. Ouvia muita rádio AM - na época a frequência FM nem existia em minha cidade. E uma das músicas que mais me tocavam era  Give Me Love, com George Harrison. Quando a música tocava no rádio, eu parava com tudo que estava fazendo para apreciá-la, para desfrutar  cada nota, cada acorde, e a voz de George, que tinha um timbre bem especial e que sempre gostei. A introdução da música, com uma sonoridade de guitarra típica de George, e que ele usou em várias de suas músicas, era algo à parte. Enfim, Give Me Love era uma de minhas músicas preferidas na época. Aliás, ainda considero essa, uma de minhas músicas preferidas em todos os tempos.

Naquela época eu era um ouvinte assíduo de rádio, e acabei tornando-me campeão numa modalidade que me era muito útil: acertar perguntas e ganhar discos em programas de rádio. Normalmente o locutor tocava uma música pouco conhecida e perguntava quem estava cantando, e eu acertava todas. Os prêmios normalmente eram compactos que a rádio ofertava.
A primeira vez que eu acertei esse tipo de pergunta, eu me lembro até hoje, e há alguns anos eu publiquei em uma comunidade do Orkut a história daquela manhã de domingo em que ganhei um compacto que iria pegar na rádio na semana seguinte. Segue abaixo o relato:

Na época do vinil havia os compactos, também conhecidos por singles. Às vezes meus compactos saíam de graça, pois eu era campeão em acertar perguntas premiadas em programas de rádio, que ofereciam compactos como prêmio. Lembro da primeira vez em que participei de uma pergunta premiada. O locutor tocou a música How Could I Know, de Raul Seixas, para o ouvinte responder quem estava cantando. Eu fui o único a acertar, e levei o prêmio. Eu pegaria o compacto no domingo seguinte, já que o programa era semanal. Passei aquela semana imaginando qual seria o compacto que eu ganharia. Minha música preferida na época era Give Me Love, de George Harrison. Ficava imaginando que bom seria se o compacto que eu ganharia fosse esse, mas aí já seria sonhar demais. No dia em que fui pegar o prêmio, o locutor me ofereceu uns 3 ou 4 compactos, para que dentre eles eu escolhesse um. Para minha alegria, dentre eles estava Give Me Love. Quase não acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário