quarta-feira, 16 de maio de 2012
Jeff Beck em Trilha de Minissérie
Jeff Beck é um dos grandes guitarristas da história do rock. Seu toque criativo se destacou rapidamente, a ponto de ser chamado para substituir Eric Clapton nos Yardbirds, histórico grupo inglês que se destacou nos anos 60. Jeff iniciou sua carreira solo em 1967, e logo formaria o lendário Jeff Beck Group, que revelaria Rod Stewart nos vocais. Formaria ainda um power trio - Beck, Bogart & Apice, e faria uma excelente carreira-solo. Nos anos 90 Beck foi convidado a compor a trilha sonora da minissérie "Frankie's House". O jornalista e crítico José Emílio Rondeau, que na época era correspondente de O Globo em Los Angeles, escreveu sobre o assunto:
"Deve haver alguma divindade no Valhalla do rock que enxerga em Jeff Beck uma espécie de vaca premiada, sagrada até, merecedora do melhor pasto que o dinheiro pode comprar. Sendo que o pasto em questão é o estúdio, e o ato de comer capim - tão natural para a vaca quanto respirar - é a capacidade inesgotável de Beck solar. 'Sola, meu Jeff', estimularia o magnânimo deus, com um pingo indisfarçável de orgulho egoísta, pois foi ele quem fez Beck 'solar a valer'.
Solto em pradarias com tratamento acústico e 48 canais ou - cada vez mais raramente - nos palcos, Jeff Beck prova e comprova, repetidas vezes, que veio ao mundo para solar. Canções, ganchos, refrões, melodia, harmonia, tudo não passa de pretexto para Jeff castigar as cordas com as unhas - palheta não - e galgar alturas com fraseados flamejantes, exuberantes. E é isso que ele faz melhor, e não adianta querer aprisioná-lo em formatos e convenções: Jeff passa toda a canção, dure ela quatro, cinco minutos, esperando o momento principal, em que tem o espaço para solar, solar, solar.
O tecladista Jed Leiber, devia saber muito bem disso quando se associou a Beck para compor a recém-lançada trilha-sonora de 'Frankie's House' (Epic no exterior), uma minissérie de produção australiana sobre a guerra do Vietnam. Filho de Jerry Leiber - metade da dupla de compositores Leiber-Stoler, responsáveis pela trilha de filmes de Elvis Presley, tais como 'Jailhouse Rock'(a canção título, anotarão os eruditos, foi gravada pelo Jeff Beck Group, em 1969) e 'King Creole' - Jed é o típico autor por encomenda: leia-se adaptável àquela situação, sem especial personalidade ou sem traços da assinatura do autor, o que, nesse meio, é uma qualidade, e não um defeito.
As faixas de 'Frankie's House' - batizadas conforme as cenas correspondentes - devem servir ao filme melhor do que ao disco. Desprovidas das imagens, as canções não são muito mais que apenas música de fundo, desprovidas de qualquer mérito particular. Exceto, é claro, que Jeff Beck sola em boa parte delas - não digamos que tenha composto junto com Leiber, propriamente, mas que tenha enfeitado o bolo do outro, que tenha colocado a azeitona na empada do colega.
Sempre solando, Beck é delicado em 'In The Dark', sombrio no tema principal do filme, 'The Jungle' (que abre e fecha o disco), dramático na metálica 'Cathouse', solene em 'Thailand' e ensolarado em 'Inocent Victm', uma vinheta quase caribenha de 20 e poucos segundos. Explosivo mesmo, somente na verdadeira canção do disco, um cover do clássico rock 'Hi Heel Snakers', de 1964, que já entra para a lista dos melhores momentos de Beck.
Saldo final: apesar de 'Frankie's House' ter seu lugar na cdteca do beckologista dedicado, para o público em geral o melhor talvez seja esperar por 'Crazy Legs', o disco todo dedicado a versões de clássicos de Gene Vincent que Jeff gravou com a ajuda da banda Big Town Playboys, especializada em revivalismo. É uma homenagem que Beck presta à música que formou a base para sua paixão pelo rock - e deve ser um disco em que o coração do guitarrista estará mais empenhado, ao invés de alugado."
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