Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Invasão Inglesa - Anos 60

Nos anos 60 aconteceu um fenômeno no mundo do rock, que acabou fazendo parte da história do gênero. Trata-se da "britsh invasion", como ficou conhecido o surgimento de inúmeras bandas inglesas no mercado musical, que desembarcariam nos EUA. Até aproximadamente a metade dos anos 60, o rock - um estilo musical que nasceu nos Estados Unidos cerca de dez anos antes, era predominantemente dominado por artistas americanos. Porém rapidamente a música produzida por grupos britânicos começou a ganhar o mundo, surgindo com força e demarcando seu território.
The Animals
A primeira geração do rock - Bill Halley, Gene Vincent, Eddie Cochran, Chuck Berry, Little Richard, e principalmente, Elvis Presley desencadeou uma revolução na juventude mundial. A visita de alguns desses astros à Inglaterra acabou provocando o surgimento de várias bandas por lá, muitas delas já produzindo um trabalho próprio. Londres e Liverpool eram os dois grandes centros musicais ingleses, de onde surgiam várias bandas. Londres por ser a capital, e Liverpool por ser uma cidade portuária, onde os marinheiros que vinham dos Estados Unidos traziam na bagagem discos de rock e rhythm & blues que demorariam a ser comercializados, e alguns nem chegariam a sê-lo. Dessa forma, o ambiente musical em Liverpool era bem agitado.
The Who
Esse detalhe ajudaria no surgimento de vários grupos amadores e semiprofissionais. Segundo se conta, em Liverpool havia a quantidade fenomenal de cerca de 350 grupos, sendo o mais popular deles um quarteto de nome The Beatles.
Marianne Faithfull
Os Beatles desembarcariam em Nova York em 1964, e conquistariam o mundo rapidamente. Entre 1964 e 1965 uma série de outras bandas inglesas seguiriam o mesmo caminho, encorajadas e estimuladas pelo sucesso de seus conterrâneos. Os Rolling Stones se tornariam outro fenômeno mundial, e outras bandas inglesas também fariam sucesso nos EUA, como The Dave Clark Five, Herman's Hermits, Pretty Things, The Searchers, The Animals, Billy J. Kramer, Peter & Gordon, Gerry & The Pacemakers, The Swingin'Blue Jeans, Manfred Mann, The Zombies, The Kinks, Marianne Faithfull, Petula Clark, The Yardbirds, The Who, Them (banda de Van Morrison), The Moody Blues, dentre outros.
The Kinks
A força de penetração das bandas inglesas nos Estados Unidos era tão intensa (basta ver o número de bandas que citei acima) que em maio de 1965, no auge da "invasão inglesa" somente um grupo americano ficaria entre os dez principais sucessos - exatamente na 10ª posição - os Rightous Brothers. Nesse período as duas principais bandas inglesas, Beatles e Rolling Stones já se constituiam como os dois principais nomes do rock mundial, e outras bandas, como The Who e Yardbirds, por exemplo, já faziam um trabalho que os transformaria em uma parte importante na história do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário