Nos anos 60 aconteceu um fenômeno no mundo do rock, que acabou fazendo parte da história do gênero. Trata-se da "britsh invasion", como ficou conhecido o surgimento de inúmeras bandas inglesas no mercado musical, que desembarcariam nos EUA. Até aproximadamente a metade dos anos 60, o rock - um estilo musical que nasceu nos Estados Unidos cerca de dez anos antes, era predominantemente dominado por artistas americanos. Porém rapidamente a música produzida por grupos britânicos começou a ganhar o mundo, surgindo com força e demarcando seu território.
| The Animals |
A primeira geração do rock - Bill Halley, Gene Vincent, Eddie Cochran, Chuck Berry, Little Richard, e principalmente, Elvis Presley desencadeou uma revolução na juventude mundial. A visita de alguns desses astros à Inglaterra acabou provocando o surgimento de várias bandas por lá, muitas delas já produzindo um trabalho próprio. Londres e Liverpool eram os dois grandes centros musicais ingleses, de onde surgiam várias bandas. Londres por ser a capital, e Liverpool por ser uma cidade portuária, onde os marinheiros que vinham dos Estados Unidos traziam na bagagem discos de rock e rhythm & blues que demorariam a ser comercializados, e alguns nem chegariam a sê-lo. Dessa forma, o ambiente musical em Liverpool era bem agitado.
| The Who |
Esse detalhe ajudaria no surgimento de vários grupos amadores e semiprofissionais. Segundo se conta, em Liverpool havia a quantidade fenomenal de cerca de 350 grupos, sendo o mais popular deles um quarteto de nome The Beatles.
| Marianne Faithfull |
Os Beatles desembarcariam em Nova York em 1964, e conquistariam o mundo rapidamente. Entre 1964 e 1965 uma série de outras bandas inglesas seguiriam o mesmo caminho, encorajadas e estimuladas pelo sucesso de seus conterrâneos. Os Rolling Stones se tornariam outro fenômeno mundial, e outras bandas inglesas também fariam sucesso nos EUA, como The Dave Clark Five, Herman's Hermits, Pretty Things, The Searchers, The Animals, Billy J. Kramer, Peter & Gordon, Gerry & The Pacemakers, The Swingin'Blue Jeans, Manfred Mann, The Zombies, The Kinks, Marianne Faithfull, Petula Clark, The Yardbirds, The Who, Them (banda de Van Morrison), The Moody Blues, dentre outros.
| The Kinks |
A força de penetração das bandas inglesas nos Estados Unidos era tão intensa (basta ver o número de bandas que citei acima) que em maio de 1965, no auge da "invasão inglesa" somente um grupo americano ficaria entre os dez principais sucessos - exatamente na 10ª posição - os Rightous Brothers. Nesse período as duas principais bandas inglesas, Beatles e Rolling Stones já se constituiam como os dois principais nomes do rock mundial, e outras bandas, como The Who e Yardbirds, por exemplo, já faziam um trabalho que os transformaria em uma parte importante na história do rock.
Nenhum comentário:
Postar um comentário