Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Frases Tropicalistas de 68

"A palavra tropicália foi criada para dar nome a um movimento que fracassou de saída, por ser imitativa e sem imaginação. Hoje lembra mais vigarice do que outra coisa. É uma pena que artistas de talento como Gil, Caetano, Gal Costa e Torquato Neto estejam metidos nessa besteira, que o menos exigente dos críticos honestos poderá classificar de subdesenvolvimento musical baiano." (Sérgio Porto - revista Realidade, dez. 68, pag. 184)
"Eles deglutem, antropofagicamente, a informação do mais radical, inovador da bossa-nova. E voltam a por em xeque e em choque toda a tradição musical brasileira." (Augusto de Campos - idem)
"Com os cinco anos de amizade e admiração, considero-me com inteira liberdade para dizer que Gil com seus atuais gritos, consegue, no máximo, chatear, não agride a sensibilidade ou os valores, agride fisicamente o ouvido." (Nelson Mota - idem)
"De tanto ver triunfar as nulidades, hei de vencer." (Capinan - idem)
"Todo mundo comenta, lembrando nossa participações em programas e shows daquele tempo, a exrtrema simplicidade com que eu e Gil aparecíamos perante o público. Na verdade, nada daquilo era intencional. Ele passou quatro meses esperando uma indenização da firma onde trabalhava, enquanto eu me aguentava com a cara e a coragem no Solar da Fossa, no Rio, almoçando na casa de um, jantando na casa de outro. Para nós, só existiam duas possibilidades: ou éramos tão bons como pensávamos e acabaríamos por fazer sucesso, ou nosso fim seria a sopa-dos-pobres temperada com muita frustração." (Caetano Veloso - revista Realidade, dez. 68, pág 195)
"Eu e Gil estávamos fervilhando de novas ideias. Havíamos passado um bom tempo tentando aprender a gramática da nova linguagem que usaríamos, e queríamos testar nossas ideias junto ao público. Trabalhávamos noite a dentro, juntamente com Torquato Neto, Gal, Rogério Duprat e outros. Ao mesmo tempo, mantíamos contatos com artistas de outros campos, como Glauber  Rocha, José Celso Martinez, Helio Oiticica e Rubens Gershman. Dessa mistura toda nasceu o Tropicalismo, essa tentativa de superar nosso subdesenvolvimento partindo exatamente do elemento 'cafona' da nossa cultura, fundindo ao que houvesse de mais avançado industrialmente, como as guitarras e as roupas de plástico." (Caetano Veloso - revista Realidade, dez. 68, pag. 196) 
"Esse negócio de tropicalismo é muito ipanemense. Essas coisas não tem muita profundidade, nem realidade, fazem parte da sociedade de consumo, são valores que não deixam raízes, aparecem e devem ser consumidos rapidamente." (Paulo José, ator - Fatos & Fotos - abril 68, pág. 58)
"Veja aí, esse negócio de tropicalismo é fofoca. Sou tropicalista há mais de vinte anos. Desde 1946. Desde o rádio. Veja esta fotografia, eu ainda usava bigode, mas já me vestia do jeito que me visto hoje. Olha aqui: eu fantasiado de índio. De noiva. O que acontece é que, antes, a imprensa me chamava de débil mental, de maluco, de grosso. Dizia que meu programa não valia. Me chamavam de alieanado. Atenção, Seu Machado, eu disse a-li-e-na-do! E agora? Agora a imprensa intelectual é obrigada a me aceitar, a reconhecer o meu valor. Eu sou o Rei do Tropicalismo!" (Chacrinha - revista Realidade, dez. 68, pág.181)
"O tropicalismo de Caetano, se não se comunica com a massa, é porque não é autêntico." (Chacrinha - idem)
"Não queremos mais a tal de Arte. Hoje ela deixou de ser um objeto do artista e passou a ser um resultado coletivo. Todo mundo cria. O que importa é o happening." (Rogério Duprat - revista Realidade, dez.68, pág 181)
"Existem ordens e ordens. Umas são fardadas, rígidas; outras são do tipo da que que impera nos programas de Chacrinha." (Rogério Duprat - revista Realidade, dez .68 , pág. 183)
"O que importa para mim é a liberdade, e não me preocupo com o consumo que minha música possa ter." (Gilberto Gil , idem)
"Só sei que não devo me submeter ao medo apocalíptico que domina este país e é a principal doença da música popular brasileira." (Gilberto Gil - idem)
"O artista que policia sua força criadora, pretendendo galar a linguagem do povo comete um duplo engano. Primeiro, ele pensa estar falando a linguagem do povo; segundo, o povo pensa estar ouvindo através dele a verdadeira voz da arte." (Capinan - idem)
"Tenho a impressão de que a principal característica do 'nosso' tropicalismo é a ironia que introduzimos em todas as formas musicais acabadas." (Mutantes - idem)
"Por ser o mais velho, sou o mais urbano do grupo baiano." (Tom Zé - idem)
"A nós, tropicalistas, não interessa derrubar o Príncipe e deixar que sobreviva o Princípio." (Torquato Neto - idem)
"Para mim, o tropicalismo é exatamente isso, gostar das coisas sem medo. É por isso que vou gravar um 'rojão' de Jackson do Pandeiro. Aliás, nesta época das passeatas, acho o ritmo muito apropriado." (Gal Costa - idem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário