Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 6 de julho de 2021

Seleta Mautneriana

Em sua coluna diária que publicava em O Globo nos anos 70 e 80, Nelson Motta falava de música e seus personagens. Em uma dessas colunas, que não sei a data, mas que creio que seja do início dos anos 80, o colunista a dedica a frases de Jorge Mautner, que além de compositor e cantor é escritor, e por que não dizer?, um pensador. Daí o título de “Seleta Mautneriana”: “Algumas observações de Jorge Mautner sobre Vinícius: ‘... alguém plasmado para a Academia cai no samba, e assim, torna-se um dos mais importantes, se não for o mais, de toda essa Revolução Cultural de que falo, sou testemunho e agitador permanente.’
Sobre Jorge Ben: ‘... seu Flamengo, seu futebol, suas mulheres com nomes de flores, sua mitologia absolutamente popular, urbana & cósmica, sensual & ideogrâmica. Um paradoxo harmonizado: revolucionário e machista!’ ‘Sábio, naturalmente participante desta cultura nova equivocadamente batizada pelos inimigos de ‘inferior’, ‘primitiva’, ‘oportunista’ e ‘superficial’, sempre confiou em sua intuição soberana. Já intuiu há tempos atrás a soul music, o disco, e foi um dos primeiros a sincretizar o rock, mais do que Roberto Carlos ou Erasmo...’ ‘Por falar em Heidegger, Jorge Ben traça infinitas filosóficas poéticas ilações entre a mitologia negra e a mitologia grega, e as considera iguais em valor, exuberância e importância, desde há muito.’
A visão mautneriana do Brasil 2000: ‘...um dos principais focos irradiadores da nova cultura de um planeta mergulhado numa rede de multinacionais, intersindicais, coberta por milhares de satélites, um mundo que caminharia para a união de todas as nações ao mesmo tempo que aprofundando-se em cada cultura nacional particular específica...’ Interessante e certamente polêmica a interpretação de Mautner do permanente ‘Antônio das Mortes’ no cinema de Glauber, a quem saúda como um dos líderes culturais da Nova Era:
‘Glauber é pacifista e representa a total consubstanciação do crepúsculo das ideologias lineares. Glauber considera os militares não com os preconceitos usuais de cabeças preconcebidas de civis e ratos de bibliotecas, amedrontados, mas sim como um Homero eletrônico que vê os homens tão iguais em sua condição humana, divididos em castas onde cada qual ostenta sua poética e dignidade, oriundas de funções ancestrais: nesta visão os militares são a casta dos guerreiros. O personagem que é ambíguo, e que é Antônio das Mortes, o matador de cangaceiros, é uma figura obsessiva, recorrente, dos sonhos e visões deste cineasta do Mistério, casado com a História, e dizem, sempre representou o Exército.’ Em certa parte do livro Mautner cai de pau em Sérgio Cabral. E manda ver: ‘Para mim, Mozart, Heiddeger e Jorge Mautner são iguais no mínimo a Jorge Ben, Nelson Cavaquinho, Little Richard e Stevie Wonder’ defendendo Luiz Melodia de uma crítica provavelmente infeliz do Cabral, que enxovalhou a poética do Melô.
Mas em favor do pacifismo e do desarmamento dos espíritos que são o tema central dos anseios (e até das críticas) de Mautner, sugiro uma revisão quando ele diz que o Cabral é paternalista, é pretensioso, já que no máximo o Cabral pode ter sido – naquele artigo – paternalista, pretencioso, etc. Todos que emitem opinião têm seus vacilos escritos ou falados. Condenar o bicho a ser sempre o que ele pode deixar de ser – em causa própria também - é caminho que não leva a esperanças. Mas Mautner não tem sentimentos orgulhóides e, depois de ter registrado reflexões bastante agressivas contra Belchior, pública e sinceramente admitiu seus equívocos e um mau momento particular.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário