Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 5 de julho de 2021

O Irresistível Elton John (1974)

Em 1974 Elton John vivia o auge de sua popularidade. Bastava ligar o rádio para ouvir várias vezes ao dia seus muitos sucessos. A grande popularidade de Elton se devia à capacidade de compor irresistíveis baladas pop ao lado de seui parceiro Bernie Taupin, além de produzir um rock qua agitava arenas sempre lotadas, por onde se apresentasse. Assim, Elton constantemente era motivo de matérias em revistas dos mais diferentes estilos e vertentes. Guardo uma matéria publicada em uma revista que não consigo identificar, mas sei que era uma daquelas antigas revistas de fotonovelas, e que traziam também matérias sobre televisão e música. Na época, o músico e compositor havia acabado de lançar o disco Caribou, mais um álbum de sucesso em sua carriera. A matéria é intitulada "O Irresistível Elton John, e até fala de uma possível vinda de Elton John ao Brasil, que só viria a se concretizar décadas depois. Segue a matéria: "Com apenas duas semanas de lançamento, 'Caribou', o último disco de Elton John, conseguiu colocá-lo entre os grandes astros da música nos Estados Unidos. Antes de Elton, apenas mais quatro discos conseguiram tal feito. Mesmo antes de 'Caribou', Elton John já havia firmado a sua posição, através de músicas como 'The Ballad Of Danny Balley','Goodbye Yellow Brick Road', 'Border Song' e 'Your Song'. Na história do disco nos EUA, Elton John é o qunto artista que chega ao primeiro lugar do Hit-Parade em apenas duas semanas. Lançado com sucesso em todo o mundo, Elton John foi muito bem aceito no Brasil. Uma de suas últimas composições, 'Don't Let The Sun Go Down On Me', figura até hoje nas paradas, colocando-o entre os artistas estranheiros mais queridos no Brasil.
Elton John nasceu na cidade de Middlesex, Inglaterra, em 1947. Logo cedo, interessou-se pelo piano e começou a estudá-lo. Completou o seu curso de teclado na Royal Academy Of Music, e foi então que despertou para os caminhos da música pop. Tocou inicialmente com Bluesology e Long John Baldry, enquanto seu amigo Dick James insistia para que ele desse mais atenção ao seu lado de compositor, pois havia ouvido algumas músicas compostas por Elton e as achou bastante interessantes. Seguindo os conselhos do amigo, Elton passou a compor constantemente. Pouco tempo depois mostrava suas músicas a uma gravadora. O resultado foi imediato: Elton foi muito elogiado e gravou 'Lady Samantha' e 'Skyline Pigeon'.
Sempre acompanhado de seu parceiro Bernie Taupin, Elton John e ele passaram a ser considerados os Lennon & McCartney da década de 70. Enquanto Elton fazia as músicas, Bernie fazia as letras. Viagens e convites começaram a aparecer, e Elton se deslocou para várias partes do mundo, onde sempre foi muito bem recebido. No entanto, foi nos Estados Unidos que o nome de Elton John obteve a sua projeção máxima. Todos os seus lançamentos chegavam sempre aos primeiros lugares no Hit=Parade. Não foi à toa que, uma noite Elton se virou para seus amigos do conjunto que o acompanhava e disse, bastante surpreso: - Uau! Olhem só quem está ali na plateia. Bob Dylan! E, de fato, Dylan, o 'profeta' estava lá para assistir ao show de Elton John. Dois dias depois, o visitante voltou para assistir ao mesmo show. Elton estava satisfeito, como não poderia deixar de ser, por ter um espectador como Dylan, que o assistiu por duas vezes. Depois de suas primeiras apresentações nos Estados Unidos, podia-se ter nos jornais as opiniões dos críticos musicais sobre Elton John. Um deles, Robert Hilburn, do 'Los Angeles Times', escrevia:
- Alegrem´se! A música rock, que ultimamente atravessou um período inexpressivo, tem agora em seu cenário um novo astro brilhando. Ele é Elton John, cuja estreia nos Estados Unidos foi um grande sucesso. A plateia demonstrou sua total aprovação. O início de sua carreira foi exatamente na noite de terça-feira no Troubador, e com certeza ele se tornará um dos maiores e mais importantes astros no campo do rock. Todo mundo está atrás dele. A carriera de Elton John veio chegar até 'Caribou', seu mais recente disco, que chegou ao Hit-Parade americano em apenas duas semanas, alcançando o 1º lugar. No Brasil, suas músicas continuam sendo muito executadas no rádio e TV, sendo que uma delas, 'The Ballad Of Danny Balley', é o tema de um dos personagens da novela 'O Espigão'. Ultimamente, alguns empresários estão conseguindo trazer ao Brasil vários artistas estrangeiros, todos com boa receptividade por parte do público (exceto Alice Cooper). É possível que também chegue a vez de Elton John, sem dúvida um grande nome estrangeiro entre o público brasileiro, e que certamente iria superlotar os locais onde se apresentasse."

Um comentário: