Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 10 de julho de 2021

Moraes Moreira - Show "Tropical" (1981)

Moraes Moreira foi um compositor de grande popularidade durante sua carreira. Após se consagrar nos Novos Baianos, Moraes seguiu em carreira-solo, e lançou discos que lhe renderam muitos sucessos. Em 1981 Moraes viva um momento muito positivo em sua carreira, que havia, inclusive, lhe rendido um show no prestigiado Festival de Jazz de Montreux na tradicional Noite Brasileira, ao lado de Toquinho e Elba Ramalho. Os shows de Moraes costumavam lotar e contagiar o público, e assim foi o seu show Tropical, comentado na revista Música nº 57. A matéria é assinada por Vana de Campos:
“Depois de sua apresentação em Montreux e no Festival de Iacanga Águas Claras), o resultado não podia ser outro. Casa cheia durate todos os dias em que se apresentou em São Paulo (Teatro Pixinguinha, de 12 a 22 de novembro). Em meio a coloridos pássaros tropicais, entra Moraes Moreira, completando a tropicalidade do palco. Mostrando seu ‘superbrasileirinho’ musical que já de cara, mexe com a plateia.
O novo show de Moraes Moreira é apresentado como se fosse uma viagem através de sua carreira, desde o seu começo em São Paulo. Cantando e contando a sua história, Moraes vai guiando assim a plateia por sua trajetória artística. O show começa com ‘Ferro na Boneca’ da época em que liderava os Novos Baianos. Mais tarde conta a importância deles em sua carreira e suas experiências divididas. A retrospectiva prossegue até seus últimos sucessos, incluindo ‘Festa do Interior’, gravada por Gal Costa e ‘Vida Vida’ por Ney Matogrosso.
Neste show, foi acrescentado em sua banda alguns metais e teclados, o que não havia em shows anteriores. Pode-se dizer que a banda estava em sintonia com Moraes, e dessa harmonia deixava-se fluir um som altamente provocante com ‘cheiro’ de carnaval baiano. Moraes, que representa uma das ‘escolas’ saídas da Bahia, não ficou em descrédito com os que assistiram a seu show, mostrando para estes o melhor da música ‘pra-pular’ brasileira, ainda sem influência ‘Extra-Terra de Santa Cruz’. O destaque especial vai para o guitarrista e arranjador Toni Costa, que chamou a atenção de todos com o seu jeito de tocar e sua postura de palco.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário