Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Jaguar fala da briga entre Chico e Millôr


O Almanaque Casseta Popular, revista de humor, que depois se juntaria ao jornal Planeta Diário, e formaria o Casseta & Planeta, trazia em suas edições entrevistas bem interessantes. Em sua edição nº 44, de 1991, o entrevistado foi o humorista Jaguar, de quem, aliás já falei aqui neste espaço, por seus livros e revistas de humor.
A citada entrevista traz muitas histórias, já que Jaguar é reconhecidamente um ótimo papo. Dentre os muitos casos, Jaguar fala de uma briga feia entre duas das mais respeitadas figuras da cultura brasileira: Chico Buarque e Millôr Fernandes. Eu já tinha ouvido falar que os dois mestres da palavra andaram se estranhando, mas não imaginava que a coisa tinha chegado quase às vias de fato.
Em um trecho da entrevista Jaguar falava de Millôr, e comentava sobre alguns desentendimentos e brigas do humorista:
"O Millôr brigou com um monte de gente e a briga mais séria que ele teve, que eu saiba, foi com o Chico Buarque. Alguém perguntou pro Millôr numa entrevista o que ele achava do Chico Buarque e ele disse assim:'Eu não confiaria o meu cachorro pra passear com ele na praia'. Mas aí o Millôr estava lá Antonino's com a Cora Rónai quando chega o Chico de porre e falou: 'Pô, o que você tem contra mim?' E aí o Millôr não respondeu nada e o Chico foi e deu uma cusparada no Millôr. O Millôr pegou e jogou uma garrafa de Johnie Walker, errou e quebrou ao meio. O Chico deu outra cusparada. Acertou. O Millôr jogou o saleiro, o serviço, todas as coisas que estavam na mesa, só faltou jogar a Cora Rónai (gargalhadas). Errou. Aí o pessoal veio, separou e tal. Então eu contei essa história no Pasquim sem citar nomes: O maior humorista brasileiro e o maior compositor brasileiro brigaram e coisa e tal. Aí estou lá em Vila Isabel, e aí o Perna vira e diz: 'Pô, que coisa chata, que aconteceu entre você e o Gil'. O outro chegava e dizia:'Pô, aquela briga entre o Milton Nascimento e o Ziraldo, hein?'(gargalhadas)."

2 comentários:

  1. Millor falou no Roda Viva: "Eu não briguei com o Chico Buarque, jamais briguei com Chico Buarque. O que acontece é o seguinte, eu não gosto de falar disso porque essas coisas se refletem em fofoca, você fala uma coisa aqui e essas coisas vão reverberando. Eu não briguei, os defeitos do Chico Buarque se chocaram comigo, defeitos que eu não tenho. Se você quiser uma frase minha e quem quiser que se sinta ferido com ele: “Eu desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal”. É realmente um gozador!!!!
    Leonard Marlon

    ResponderExcluir
  2. Saludos desde Mexico! Eu sou pesquisador de Humor Latinoamericano e por acaso consegui entrevistar em pesso a o Jaguar e Ziraldo agora que tive a sorte de visitar o Rio em Janeiro. Quando estiver prontas, mando pra voce tamben. Gostaria muito de conhecer aquela entrevista que voce menciona. Sera que pode escanear pra a gente?

    mando um abraco desde Mexico lindo,

    Juan Navarrete
    www.historietologo.blogspot.com

    ResponderExcluir