Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Gal Costa - Ensaio Fotográfico Revista Status 1985


Em fevereiro de 1985 a revista Status publicou um ensaio fotográfico de Gal Costa nua. Status era na época uma publicação masculina, que competia com a Playboy, e costumava fazer ensaios com modelos famosas e atrizes. Gal, que sempre foi considerada um sexy simbol, e sabia explorar bem sua sensualidade, sem nunca parecer vulgar ou exibicionista, nos anos 80 ainda apresentava belas formas, e esse ensaio foi muito aguardado. Como era de se esperar, as fotos, clicadas por Marisa Alvarez Lima, que por sinal, fotografou muito os tropicalistas, ficaram bem discretas, mais sugerindo do que propriamente mostrando detalhes de seu corpo. Não há fotos de nu frontal nem de sua bunda, mas as fotos ficaram belas, e podem se encaixar no conceito de "nu artístico".
A revista, além das fotos, traz uma boa matéria a seu respeito, e um texto de Caetano Veloso, que transcrevo abaixo alguns trechos, para não tornar a postagem muito longa:

"Gal só me surpreendeu uma vez: quando a conheci e a ouvi cantar. Foi uma surpresa tão grande e tão profunda que ainda hoje vivo sob o seu impacto. Na hora eu pensei: 'A maior cantora do Brasil.' Daí em diante foi só acompanhar os modos com que essa constatação procurou se confirmar (...)

Lembro do festival de rock da ilha de Wight, milhares de pessoas nuas na praia: eu ficava excitado, mas não envergonhado ou escandalizado. Gal estava lá. Eu nem me lembro se ela tirou a roupa. Eu nunca namorei com ela. Uma vez tive uma pequena discussão com o jornalista Ruy Castro (terá mesmo sido esse?) por causa dessa mania atual de se perguntar aos entrevistados se já treparam, se já brocharam, etc... Foi na casa de Eduardo Mascarenhas e por causa da entrevista deste (ele tinha se atrapalhado na resposta à pergunta sobre brochada). Acho uma tolice que as pessoas se sintam na obrigação de narrar suas intimidades. Pois bem, eu e Gal sempre brochamos todas as vezes que tentamos brincar de namorar.

No início de da nossa carreira, dividíamos a cama de casal de Guilherme Araújo (empresário dos dois) em Sampa. Todas as noites eu tentava seduzi-la com um disco de Bob Dylan e papo-furado. Ela sempre resistiu e terminávamos às gargalhadas.
Acho que na época dos Doces Bárbaros, na Bahia, nós tentamos fingir que íamos namorar no hotel onde ela estava hospedada. Foi legal porque eu a vi nua como agora ela aparece em algumas dessas fotos bonitas que a Marisa fez. Tomando banho. Gal é linda."

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Olhos???? Cara, vá correndo para um oftamologista. Olhe as coxas, a barriga linda, os seios perfeitos e o rosto, como sempre misterioso e sensual. Para te convencer, olhes hoje como está essa linda mulher. Veja como o tempo não teve forças para estragar essa obra divina.

      Excluir
  2. Não percebeu o tom irônico na exaltação olhos de Gal?

    ResponderExcluir