Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 12 de março de 2011

Félix, Herói de Infância


Quando somos crianças temos a capacidade de transformar meros mortais em verdadeiros heróis, em figuras que exaltamos, e é como se essas pessoas não fossem como nós, e pertencessem a um outro grupo de seres humanos. Como gostava, e ainda gosto muito de futebol, eu tive meus ídolos, muitos. Dentre eles, certamente o maior era o goleiro Félix. Minha admiração por ele era enorme, e passei a considerá-lo um herói em minha mente.
Félix veio para o Fluminense em 1968, e lá ficou por dez anos, até encerrar sua carreira. Gostava de seu porte, admirava suas defesas, que ouvia pelo rádio. Na época poucos jogos eram transmitidos ao vivo pela tv. Era mais comum ver em tape, ou nos programas esportivos. Admirava sua elegância no gol. Normalmente ele se vestia todo de preto, como na foto acima. Usava um elástico nos pulsos e na cintura, e não costumava usar luvas, nem na seleção brasileira, onde ele foi tricampeão em 1970, no México.
Aliás, em 1970 ele chegou a ser criticado por alguns jornalistas, por falhas que teria cometido, como no jogo contra o Uruguai, mas ele fez defesas memoráveis, e sua atuação no jogo mais difícil para o Brasil naquela copa, contra a Inglaterra, foi irrepreensível.
Lembro de muitas atuações brilhantes pelo Fluminense, defesas fantásticas, que as narrações pelo rádio me faziam ficar imaginando seu corpo voando pelo ar para mais uma defesa. Por tudo isso Félix se tornou um mito, um herói na minha imaginação de criança.
Félix hoje vive em São Paulo, e pelo fato de ter sido o goleiro do Tri no México, é sempre lembrado, e solicitado a dar entrevistas e depoimentos. Isso o ajuda a nunca ser esquecido.
Por tantas lembranças que guardo dele dos meus tempos de criança, ele será pra sempre meu grande herói das quatro linhas.

5 comentários:

  1. Marcio, mto obrigada pela homenagem linda. Por essas inenarráveis defesas e tbm pelo pai e homem honesto, de caráter, amigo e humilde ao máximo, é e sempre será meu maior ídolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pati. Eu é que agradeço pelas alegrias que seu pai me deu

      Excluir
  2. Marcio, mto obrigada pela homenagem linda. Por essas inenarráveis defesas e tbm pelo pai e homem honesto, de caráter, amigo e humilde ao máximo, é e sempre será meu maior ídolo.

    ResponderExcluir
  3. BELO TEXTO......FÉLIX DO MEU FLUMINENSE PARA MIM O MAIOR GOLEIRO QUE ASSISTI JOGANDO.....DISSE TUDO.....OBG FÉLIX !!!!!!!!!
    MARCELINO WEYNE
    FORTALEZA-CE

    ResponderExcluir