Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 13 de março de 2011

The Dark Side Of The Moon - Primeira Audição no Brasil


Achei interessante quando reli essa matéria sobre lançamento de discos, que saiu na revista Pop de junho de 1973. O jornalista e crítico Tárik de Souza comentava sobre um disco que estava sendo lançado no Brasil naquele momento. O texto fala de quando a gravadora Odeon, que distribuía por aqui os lançamentos da Harvest, de onde o grupo Pink Floyd era contratado, importou a fita master para a prensagem e lançamento no Brasil. O disco The Dark Side Of The Moon, que se tornaria um dos álbuns clássicos do rock, sendo recordista de tempo nas paradas de sucesso era apenas mais um lançamento. O jornalista, ao fim da matéria afirma que o disco seria um dos mais importantes lançamentos de 1973, sem saber que na verdade The Dark Side Of The Moon estava destinado a ser um dos mais importantes álbuns da história do rock. Segue abaixo a matéria:
"No estúdio da Odeon houve tumulto quando chegou este tape de Londres. Técnicos e produtores acotovelaram-se na sala de som para ouvi-lo. Nivaldo Duarte, técnico de gravação, sentiu-se cansado durante a irradiação, porque não conseguia ouvir o disco sem pensar no trabalho minuncioso para a obtenção dos efeitos do LP. Mariozinho Rocha, produtor, conta que mesmo os técnicos mais velhos, imunes à atração da música pop, rendiam-se ao impecável equilíbrio sonoro do Pink.

Uma batida de coração abre e fecha o disco, que promete ser uma investigação - ou apenas um conjunto de algumas ideias sonoras - sobre o lado escuro da Lua.
Depois de muitas intervenções faladas (como locutores de um juízo final) misturadas a ruídos diversos e lentas e plácidas baladas, uma voz conclui como se transmitisse do espaço: 'A face escura da Lua não existe. A verdade é que a Lua é completamente escura'. Ponto final. Voltam as batidas do coração. Mas o ouvinte já foi conduzido por variadíssimas sensações sonoras e provavelmente nem percebeu que seguiu uma única faixa, por mais de trinta minutos. Sem dúvida, The Dark Side Of The Moon será um dos mais importantes lançamentos deste ano de 1973."

3 comentários:

  1. Me inspirou ouvi-los neste domingão. Creio seja uma das poucas doidas que verão faxinar ao som de Pink Floyd. ahahahaha!

    bjins!

    ResponderExcluir
  2. Ótima pedida para uma faxina física e mental.

    ResponderExcluir