Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fica A Seu Critério


Esse poema concreto foi feito a partir dessa frase, que ouvi quando me apresentei em um trabalho, e no meu primeiro dia, por desconhecer certos procedimentos perguntei a um colega sobre uma porta, se eu devia deixá-la aberta ou fechá-la, e ele me respondeu: "Fica a seu critério". Depois fiquei reciocinando sobre essa frase, que pode ter um caráter dúbio. Pode ser uma coisa positiva, por denotar uma liberdade para agirmos da forma que achamos mais apropriada, sem precisarmos seguir uma norma pré-estabelecida, da qual até podemos discordar. Mas também a frase pode trazer um lado negativo, quando somos obrigados a tomar uma decisão, que pode não ser a melhor alternativa, por nossos critérios pessoais não serem os mais apropriados para a situação, e assim cometermos um erro de avaliação.
Pensando na frase, resolvi desmembrá-la, e formar todas as combinações possíveis usando as palavras que formam a frase, trocando a ordem das mesmas. Após ter em mãos todas as combinações, resolvi colocá-las em uma determinada ordem, para compor o poema concreto. Nesse processo, a mensagem implícita na frase original passou a fazer parte da composição do poema, pois "ficava a meu critério" estabelecer uma ordem nas frases que se originaram. O primeiro critério que adotei foi sortear as frases,e ir colocando-as na ordem do sorteio. Porém já na primeira tentativa não me agradou determinada sequência de frases, e achei que um sorteio não seria a melhor forma de agrupá-las em determinada ordem. Depois de pensar um pouco, adotei um critério e acabei o adotando. Se você ler somente a primeira palavra de cada frase verá qual foi o processo que adotei. Adotando esse processo, sobrou uma última frase, que acabou fugindo da ordem que determinei, porém curiosamente, essa última frase tem um sentido lógico, diferentemente das demais, cuja grande maioria não diz absolutamente nada. Dessa forma, sem querer, o poema passa uma mensagem, como algo que se inicia de forma clara, depois vai se deformando, perdendo o sentido, mas ao fim, recupera a mensagem inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário