Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Egberto Gismonti - Matéria Revista Ele Ela


Egberto Gismonti sempre foi para mim, um músico que me chama a atenção, não só por sua musicalidade, como também por suas ideias e pensamentos. Dentre tantas matérias antigas sobre ele que guardo até hoje, há uma da revista Ele Ela, que acredito ser do fim dos anos 70, e que traz muitas frases interessantes ditas por ele, ao longo de uma entrevista. Vou citar abaixo algumas dessas frases:
"Faço a música que quero com a técnica que consegui."
"Felizmente descobri a tempo que não deveria ser um intérprete. Não era mais o meu negócio depois de me conscientizar da possibilidade de compor. Aos trancos e barrancos terminei o curso, apesar das reações dos professores levados à loucura pelos meus acordes que os faziam lembrar o jazz ou o samba. Fui mudando de professor três vezes, mas isso não me inibia. Apesar de tocar de ouvido, eu deveria ser muito bom aluno. A diretora do Conservatório chegou a dispensar meu pagamento das mensalidades."
"Não estou preocupado com música. Estou preocupado com a história que se vai contar usando a música como como linguagem. Estou preocupado em motivar as pessoas a ouvir música e compor."

"Criatividade é a capacidade de trabalhar sobre águas nunca dantes navegadas. Coitado de quem se preocupa em trabalhar sobre o óbvio. Eu estou voltado para a energia das pessoas."
"O rock abrange todo tipo de gente. É uma música sem preconceitos como é sem preconceito o garoto que tem hoje 15 ou 20 anos. Eles gostam de mim e do Cartola. Será que há algum mal nisso?"
"O Brasil é um país colonizado, mas também é colonizador. A Bossa Nova tomou o mundo. O Tom Jobim está aí até hoje nos Kojaks e Barettas(séries de tv da época) da vida. Cheguei na Romênia e no saguão do hotel souberam que eu era brasileiro e imediatamente arriscaram um I Like Tom Jobim. A brasilidade está no Brasil e fora dele.

3 comentários:

  1. Me amarro em Gismonti, esteve no festival de Rio das Ostras né? Eu fui no show que ele dividiu com o filho Alexandre, gostaria de ver essa matéria na íntegra,aliás, todas as matéria que vc tiver dele!
    Abração!

    Rafael Hissa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Tenho muitas matérias com Egberto. Ele é mesmo um gênio musical.

    ResponderExcluir
  3. Olá Márcio... Meu nome é Leonardo e estou em fase final de meu curso de graduação em Piano e escrevendo minha Monografia sobre o Egberto Gismonti. Estava aqui pesquisando alguns textos e entrevistas até cair neste blog e ver seu comentário... Se puder me ajudar com suas matérias que tem dele seria muito grato a você! Meu e-mail: leowakeman@yahoo.com.br Abraço.

    ResponderExcluir