Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Edgar Allan Poe em Quadrinhos



Edgar Allan Poe foi um dos mais brilhantes autores de contos de mistério e terror, além de poeta. Porém sua vida não foi nada fácil, por problemas familiares e seu envolvimento com a bebida, que o levou à ruína, tendo morrido na miséria, apesar do prestígio que havia conquistado por sua obra. Seus contos foram várias vezes adaptados para o cinema, como é o caso de Assassinatos na Rua Morgue, com Bela Lugosi (1931), Ligeia (1946), com Vincent Price, O Gato Preto (duas versões:1941 e 1966) e O Corvo (1935), com Boris Karloff. Nem todas as adaptações fizeram jus ao texto de Poe, mas a verdade é que as histórias criadas por ele traziam um clima bem propício para boas adaptações para a tela. Basta ver que três dos maiores atores de clássicos do terror, como os aqui citados Bela Lugosi, Vincent Price e Boris Karloff atuaram nessas adaptações. Logicamente sua obra também é muito adaptada para os quadrinhos de terror. A partir de meados dos anos 70 surgiu no Brasil uma ótima revista de quadrinhos de horror, chamada Kripta. Eu tinha um certo “pé atrás” com revistas de quadrinhos do estilo terror, até com razão, pois a maioria não trazia boas histórias e alguns desenhos eram inferiores e com muita apelação. Por isso quando a Kripta foi lançada eu não me interessei. Só fui conhecê-la quando um amigo que colecionava a revista passou a me emprestar, e eu pude constatar a ótima qualidade da publicação. Então passei a comprar todos os números que encontrava em sebos. Talvez o único número que comprei diretamente nas bancas foi uma edição especial somente com adaptações de contos de Poe. A revista, de 66 páginas, traz uma pequena biografia do autor, contando sua vida trágica, e mostrando seu talentoso lado de escritor, fala das adaptações de seus contos para o cinema, com boas fotos, e mostra dois textos: o conto O Retrato Oval e seu poema mais famoso, O Corvo, em uma tradução de Machado de Assis. Na parte dos quadrinhos, seis de seus melhores contos são adaptados com um excelente trabalho de arte, valorizando o texto. Os contos quadrinizados são: O Retrato Oval, O Barril de Amontilado, Criminoso e Carrasco, Berenice, Os Crimes da Rua Morgue e O Homem das Multidões. Um texto de apresentação, que abre a revista diz: “Qual o mistério que faz com que um escritor, nascido há duzentos anos, exerça um fascínio tão significativo na atual geração? O que leva roteiristas, desenhistas, cinegrafistas e o público em geral a se sentirem tão atraídos pela obra literária de um americano que morreu como um indigente? É para responder essas perguntas, e satisfazer a curiosidade de nossos leitores, que estamos editando esta Kripta Especial – Edgar Allan Poe.” Para quem considera quadrinhos como arte, esse é um bom exemplo de publicação.

4 comentários:

  1. Meu avõ tinha este livro quando eu era criança! Foi na infancia que passei a adorar POE! Onde será que acho essa edição rara? Já procurei em todos os cantos da casa de meus avós e nunca mais encontrei!

    ResponderExcluir
  2. Não sei onde encontrar. A edição que falo não é livro, e sim uma revista em quadrinhos, que comprei na época em que saiu nas bancas. Abraço

    ResponderExcluir
  3. cara, coleciono o que posso sobre poe, e queria saber se não tem como te pagar para xerocar tal revista, consgui por aqui apena a kripta com crimes da rua..
    luiz f. haiml
    taquara, rs
    inicie um blog: museudopoe.blogspot

    ResponderExcluir
  4. Mande um email pra mim: marcio.aquinorj@uol.com.br. Irei dar uma olhada em seu blog

    ResponderExcluir