Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Waldir Serrão, o Amigo de Fé de Raulzito


Não é exagerado afirmar que o baiano Waldir Serrão é uma lenda viva do rock brasileiro. Waldir foi amigo de adolescência de Raul Seixas em Salvador, e foi de grande importância na vida de Raul. Numa excelente matéria sobre Raul, escrita nos anos 70 pela jornalista Ana Maria Bahiana, Waldir Serrão é lembrado com grande destaque:

Raul: "Eu conheci um cara chamado Titó. Ele ficou entusiasmado quando eu lhe mostrei o que era rock, como se dançava. E ele me disse: 'Olha, tem um cara que mora aqui perto da fábrica, é um cara humilde mas ele tem mais discos que você, manja paca de rock, gosta de Elvis Presley'. Eu fiquei maluco e disse: 'Traga esse cara aqui.'"
Era Waldir Serrão. Daí em diante figura onipresente na vida do rocker Raul em Salvador, incentivador do rock, promotor de bailes e concertos. O encontro entre Raul e Waldir não está em nenhuma foto, mas ficou inteiro, plástico na memória de Raul:
"Esse encontro foi fantástico. Eu me preparei todo, botei a gola pra cima, engomei o cabelo, botei o topete, porque sabia que Titó ia trazer Waldir Serrão de tarde. Fiquei esperando ele mascando chiclete, pra mostrar que eu era mais cool. Ele chegou da mesma forma. Foi aquele aperto de mão assim de rock, sabe, meio de banda, aquela coisa de juventude transviada, James Dean, o maior barato."
Com Waldir, Raul rompe as paredes do quarto e vai de vez para a rua, para a gangue, a esquina, a arruaça. "A gente procurava briga na rua, quebrava vidraça e roubava bugigangas nas lojas, como nos filmes. Eu não gostava muito daquilo, mas como o rock estava ligado a uma maneira de ser (ou pelo menos eu pensava), eu ia na onda."

Waldir virou radialista e apresentador de tv em Salvador, e acompanhou a trajetória de Raul, o crescimento de sua carreira, e a transformação do amigo em mito, muitos anos depois. A amizade dos dois, segundo o próprio Waldir, "durou até quando ele se foi." Como radialista, usava o apelido de Big Ben (não sei se em homenagem ao lendário Big Boy). Waldir também se arriscou na carreira de cantor. Na foto que ilustra essa postagem, Waldir aparece cantando na tv, com a legenda: " O jovem Waldir Serrão, adepto do rock, está em plena ascenção artística. Seu primeiro disco, Pare e Pense (Waldir Serrão - Joceval Costa Lima) & A Qualquer Hora (Mauro Motta - Raul Seixas) lançado pela CBS, já se encontra nas paradas de sucesso. E ele está terminando seu primeiro livro: A Criação ou Eu, o Rock, que será lançado durante um Concerto de rock no Estado da Bahia"
Essa ilustração é de um recorte de 1971 da revista O Cruzeiro, e faz parte de meu acervo particular. Nessa época Raul era apenas um produtor da CBS, e lançou esse compacto simples do amigo, inclusive com uma composição sua em um dos lados do disco.
Em ampla matéria publicada na revista Rolling Stone, em agosto do ano pasado, sobre os 20 anos da morte de Raul, Serrão é citado em alguns trechos, como não poderia deixar de ser. A citação a ele termina dizendo: "Lenda do rock brasileiro, Waldir "Big Ben" Serrão sobrevive a duras penas, desde que perdeu seu emprego apresentador na Tv Itapoã, aos 67 anos, enfrentando problemas de saúde."

12 comentários:

  1. SAUDAÇÃO. fico triste em ver um colega,amigo e grande profissional, cair no esquecimento.Soube
    hoje 22.03.2012 atraves de representante do sindicato dos Radialistas,que Valdir Serrão,encon
    tra-se internado em um hospital de Salvador, gostaria de saber qual hospital?
    Na expectativa de resposta,forte abraço.
    agsouzajornalista@hotmail.com
    tel.71.87532614

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esteticamr@hotmail.com (Maria Satar) quem qusier saber como esta hoje Waldir Serrao

      Excluir
  2. Não sabia da internação, e nada sei sobre o estado de saúde de Waldir Serrão. Espero que ele esteja tendo um bom tratamento, e esteja tendo a atenção que merece, por tudo que representa. Infelizmente não tenho notícias a dar sobre ele.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esteticamr@hotmail.com (Maria Satar) quem qusier saber como esta hoje Waldir Serrao

      Excluir
  3. Necessito urgente do contato de Waldir e fãs de Raul Seixas , estou promovendo um evento " Toca Raul " Salvador dia 19 / 01 / 2013
    Contatos: ( 71 ) 41417400 34872140 99751076 ( tim ) 86121324 ( oi )
    Email: ritacbpinheiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esteticamr@hotmail.com (Maria Satar) quem qusier saber como esta hoje Waldir Serrao

      Excluir
  4. QUEM QUISER SABER SOBRE WALDIR SERRAO HOJE, ONDE ELE MORA, COMO ELE ESTA, VA NO EMU FACEBOOK QUE EU ESTAREI FAZENDO UM ALBUM PARA AJUDAR O MESMO. ESTETICAMR@HOTMAIL.COM ( MARIA SATAR )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho facebook, contudo, gostaria de saber noticia de Valdir Serrão, pois estamos querendo ajuda-lo, soube que ele encontra-se muito doente...(kessya@uol.com.br)

      Excluir
  5. Infelizmente, também não tenho notícias de Waldir Serrão. As últimas notícias que sei são as citadas na matéria.
    Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  6. Waldir Serrão sempre viveu na Bahia, por isso não ficou muito conhecido no Brasil.Mas me lembro de tê-lo visto uma vez na TV nos anos 70

    ResponderExcluir