quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Pensar livremente
Pensar livremente é interromper fluxos de ideias pré-fabricadas que se convertem em palavras padronizadas que se encaixam em formatos óbvios. É não se deixar prender por conceitos antiquados, desgastados, tolos, pré-primários e burros. É pensar e agir de maneira livre e desamarrada dos laços sociais e comportamentais. É surpreender a si, e consequentemente, a todos que compartilham conosco dos ambientes sociais, desde sua origem até o destino, passando por todos os caminhos que se entrelaçam, e transformam o caminhar em experiências positivas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tenho entre as minhas leituras preferidas um texto escrito por Giordano Bruno, queimado pela inquisição há quatro séculos, no qual ele se posicionou, de forma lúcida e sintética, sobre a necessidade de pensar livremente:
ResponderExcluir"Nunca deve valer como argumento a autoridade de qualquer homem, por excelente e ilustre que seja...É sumamente injusto submeter o próprio sentimento a uma reverência submetida a outros; é digno de mercenários ou escravos e contrário à dignidade humana sujeitar-se e submenter-se; é uma estupidez crer por costume inveterado; é coisa irracional conformar-se com uma opinião devido ao número dos que a têm ...É necessário procurar sempre, em compensação, uma razão verdadeira e necessária...e ouvir a voz da natureza."
O seu Blog é maravilhoso!
"..É surpreender a si..."
Abraço
Flora
;)
Obrigado, Flora. O texto de Giordano Bruno é sempre atual e verdadeiro, e vai ao encontro de coisas em que penso e acredito.
ResponderExcluirum abraço