Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 4 de dezembro de 2010

Teste de Inocência


Há pouco tempo, fazendo minha ronda pelas bancas de revistas, me deparei com um número especial da revista Super Interessante, com o título As melhores Ilusões de Ótica de Todos Tempos. Sempre me interessei pelo assunto, por isso levei a revista pra casa. A revista traz desde aquelas imagens que dão uma falsa ideia de movimento ou de desenhos intercalados, dentre outras coisas. A imagem acima me chamou a atenção. O desafio proposto é encontrar 10 golfinhos na ilustração. O cometário que é feito sobre a imagem diz:
"Sabemos, você está vendo um casal se agarrando. Mas foque a atenção nas manchas escuras do desenho. Em volta da cabeça deles há dois golfinhos se beijando. Entre as pernas dela há um rabo do bicho. E do décimo cetáceo aparece só o rabo, no canto inferior direito."
Mais adiante, em outro tópico,a revista esclarece:
"O que você vê dentro da garrafa? Sacanagem? É a resposta óbvia para adultos. O curioso é que crianças pequenas costumam ser incapazes de ver o casal e enxergam só os golfinhos. Como? É, há dez cetáceos dentro da garrafa (nós o ajudamos a voltar ao estado de pureza e vê-los também).
Há interpretações complementartes do fenômeno. Do ponto de vista neurológico, é uma operação muito mais complexa compor o casal com os elementos da ilustração do que só ver golfinhos separados. "A criança consegue ver os elementos, mas não juntá-los. essa competência, a da abstração, é adquirida com os anos", diz Marcelo da Costa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP. Do ponto de vista dos principais gestalistas, enxergar a cena erótica também depende de familiaridade com o tema e entendimento de seu significado: "Os golfinhos estão mais próximos do universo de interesses e aprendizado da criança", afirma Luiz Lilienthal, coordenador do Instituto Gestyalt de São Paulo."

O tema destacado é dos mais interessantes, pois pode levantar uma outra questão muito discutida hoje em dia: a erotização cada dia mais precoce de nossas crianças. Hoje em dia a televisão principalmente, através de suas séries, novelas, comerciais, etc, trazem imagens que sugerem ou explicitamente mostram cenas carregadas de erotismo, que passam a fazer parte do universo das crianças. E explicação dada para que as crianças somente enxerguem os golfinhos no desenho, é que a cena erótica não faz parte de sua memória visual (ou algo assim). A pergunta é: Uma criança dos dias atuais só veria mesmo os inocentos golfinhos na cena? Como não tenho crianças em minha casa, não pude fazer o teste.

2 comentários:

  1. Eu fiquei assustada minha filha de 6 anos não viu os golfinhos eu vi ela não ! Pode me explicar ela já falou direto é um homem e uma mulher pelada ! Aqui em casa nem nos beijamos perto dela respeitamos ao máximo fiquei preocupada

    ResponderExcluir
  2. Normalmente imagens com teor erótico não fazem parte do universo das crianças. Porém hoje em dia, com internet e outros meios, algumas dessas imagens chegam às crianças. Já vi outros casos, em que as crianças testadas não viram uma homem e uma mulher. Mas não creio quer seja o caso de se assustar

    ResponderExcluir