Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 4 de dezembro de 2010

Teste de Inocência


Há pouco tempo, fazendo minha ronda pelas bancas de revistas, me deparei com um número especial da revista Super Interessante, com o título As melhores Ilusões de Ótica de Todos Tempos. Sempre me interessei pelo assunto, por isso levei a revista pra casa. A revista traz desde aquelas imagens que dão uma falsa ideia de movimento ou de desenhos intercalados, dentre outras coisas. A imagem acima me chamou a atenção. O desafio proposto é encontrar 10 golfinhos na ilustração. O cometário que é feito sobre a imagem diz:
"Sabemos, você está vendo um casal se agarrando. Mas foque a atenção nas manchas escuras do desenho. Em volta da cabeça deles há dois golfinhos se beijando. Entre as pernas dela há um rabo do bicho. E do décimo cetáceo aparece só o rabo, no canto inferior direito."
Mais adiante, em outro tópico,a revista esclarece:
"O que você vê dentro da garrafa? Sacanagem? É a resposta óbvia para adultos. O curioso é que crianças pequenas costumam ser incapazes de ver o casal e enxergam só os golfinhos. Como? É, há dez cetáceos dentro da garrafa (nós o ajudamos a voltar ao estado de pureza e vê-los também).
Há interpretações complementartes do fenômeno. Do ponto de vista neurológico, é uma operação muito mais complexa compor o casal com os elementos da ilustração do que só ver golfinhos separados. "A criança consegue ver os elementos, mas não juntá-los. essa competência, a da abstração, é adquirida com os anos", diz Marcelo da Costa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP. Do ponto de vista dos principais gestalistas, enxergar a cena erótica também depende de familiaridade com o tema e entendimento de seu significado: "Os golfinhos estão mais próximos do universo de interesses e aprendizado da criança", afirma Luiz Lilienthal, coordenador do Instituto Gestyalt de São Paulo."

O tema destacado é dos mais interessantes, pois pode levantar uma outra questão muito discutida hoje em dia: a erotização cada dia mais precoce de nossas crianças. Hoje em dia a televisão principalmente, através de suas séries, novelas, comerciais, etc, trazem imagens que sugerem ou explicitamente mostram cenas carregadas de erotismo, que passam a fazer parte do universo das crianças. E explicação dada para que as crianças somente enxerguem os golfinhos no desenho, é que a cena erótica não faz parte de sua memória visual (ou algo assim). A pergunta é: Uma criança dos dias atuais só veria mesmo os inocentos golfinhos na cena? Como não tenho crianças em minha casa, não pude fazer o teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário