Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Paulo Coelho Pode Ser Legal


Paulo Coelho alcançou um enorme sucesso como escritor, um sucesso monumental. Mas antes de ser conhecido internacionalmente, era apenas considerado um cara meio maluco, doidão, ex-hippie, ex-parceiro de Raul Seixas em sua fase mais criativa e editor de revistas undergrounds nos anos 70. Foi com essas credenciais que resolvi, em 1982 adquirir o livro Arquivos do Inferno, de sua autoria. É um livro bem diferente daqueles que o tornaram um dos escritores mais conhecidos no mundo atualmente. Era um livro sem pretenções de virar best-seller, de conquistar milhares de leitores,de virar um sucesso em vendas. Talvez por isso seja uma obra mais autêntica do que seus livros de sucesso. Numa das primeiras postagens desse blog, eu falava do Paulo Coelho letrista, e ao fazer um comentário sobre seu trabalho como escritor, disse que não o considero tão bom escritor para justificar as vendagens milionárias de seus livros, mas também não o considero tão ruim a ponto de receber tantas críticas tão veementes. Já li alguns de seus livros, e até encontrei coisas interessantes, embora não seja exatamente o tipo de texto que aprecio. Mas Arquivos do Inferno até que é um livro interessante. Apesar de em 1982, ele ainda ser desconhecido como escritor, Arquivos do Inferno já saiu com uma edição holandesa, que teve prefácio de ninguém menos que Andy Warhol, o artista plástico que melhor representa a pop-art dos anos 70, e uma das figuras mais representativas da contracultura americana. Sobre Paulo Coelho Wharol diz no prefácio: "Conheci Paulo Coelho numa exposição minha em Londres, e descobri nele o passo à frente que pouquíssimas pessoas podem dar". Em uma entrevista Paulo Coelho ao falar desse livro afirmou que não permitirá que seja relançado, o que provavelmente o torne uma raridade. É um livro bem diferente daqueles que o consagraram. Não se trata de um romance, mas textos dispersos, contos, pensamentos. No livro encontramos mais o Paulo Coelho parceiro de Raul Seixas do que o escritor consagrado, e até membro da Academia. No prefácio da edição brasileira, o falecido senador, escritor e jornalista Artur da Távola diz: "Paulo Coelho é um grande marginal. Já viveu a marginalidade exterior e interior. Atravessou continentes, pessoas, ideias, aventuras e experiências. Hoje vive tudo isso sedimentado dentro, num turbilhão jamais pacificado, porém presidido por alguma ordem e muita harmonia. Sua vivência é a de um marginal que amadurece fundamente e, sem renegar a trajetória, concilia-a com os limites do próprio ser". Ao fim do texto, em um P.S., afirma: "Se Nietzsche fosse vivo, seria amigo de Paulo Coelho." Talvez esteja aí a explicação de Arquivos do Inferno ser um livro interessante. Ainda era um autor marginal, comprometido com outros valores. Se alguém tiver a curiosidade de ler o livro, basta digitar o título no google, que aparecerá uma opção de baixá-lo em pdf, sem esquecer de abandonar o preconceito.

6 comentários:

  1. Não Márcio, infelizmente não aparece nenhum lugar para baixar este livro Arquivos do Inferno no Google

    ResponderExcluir
  2. Esse livro pode ser encontrado para compra em www.estantevirtual.com.br

    ResponderExcluir
  3. Márcio, assim como a Marcia, estou à procura desse livro para leitura. Sempre tive curiosidade. Mas pedem um absurdo de caro. O valor varia de R$ 800,00 a R$ 2.000,00 por um exemplar. Sem condições de pagar tanto para uma leitura, infelizmente. Alguma ajuda? Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, economizem seu dinheiro. Este livro foi pura picaretagem. Na própria biografia do Paulo Coelho (O Mago) é confirmado que o prefácio atribuído a Andy Warhol foi pura invencionice, apenas para alavancar as vendas, que não deu certo por sinal. Informem-se antes...
    Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconhecia essa armação relacionada ao prefácio de Andy Wharol. Mesmo assim o livro tem coisas interessantes

      Excluir