Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A primeira imagem

Essa imagem de Jimi Hendrix foi a primeira dele que eu vi. Aliás, foi com essa imagem que eu fiquei sabendo da existência de Hendrix, quando eu tinha uns dez anos. Era de uma campanha contra o uso de drogas que havia saído em uma revista, e usava o exemplo de Jimi, que havia morrido ainda recentemente, como uma vítima das drogas. Havia uma outra versão, talvez com o mesmo texto, usando a imagem de Janis Joplin. Anos depois já conhecendo um pouco da obra e da importância de Hendrix, quis ter aquela foto, e após muito procurar acabei encontrando a revista, e recortei e guardei a imagem que eu procurava. Procurei também a de Janis, mas não encontrei mais.
Ainda tenho essa foto, um tanto danificada pelo tempo, e resolvi restaurá-la, e o resultado é esse ao lado, embora ainda não tenha terminado o trabalho. O fundo amarelo fui eu quem colocou, pois havia um pequeno rasgão na parte inferior da foto, e para retirar essa marca, achei melhor mudar toda a cor do fundo, o que acabou dando um belo efeito visual. Também reavivei o preto. O interessante é que ao longo de todos esses anos, eu já vi centenas de fotos de Hendrix, em revistas, livros, fanzines, internet, etc, mas essa imagem eu nunca vi em lugar nenhum, a não ser estampada em uma camisa que um cara usava num baile de carnaval , logo depois de publicada naquela revista, e eu ainda era criança. Muito anos depois, tirei uma xerox ampliada dessa imagem e também coloquei em uma camisa. Sempre gostei dessa foto, pela expressão de seu rosto, e pelo efeito do sombreado.
Lembro que a primeira pessoa que me falou em Jimi Hendrix foi um colega de turma, quando eu tinha catorze anos. Eu já havia lido sobre ele, já sabia que Hendrix era um ícone do rock, que eu pouco conhecia ainda, mas ninguém até então tinha me falado sobre ele. Esse colega era de Niterói. Seu pai era militar, e naquele ano (1973) ele havia sido transferido para Campos para chefiar o quartel da polícia militar. Ele ao falar de Hendrix dizia que ele tocava com a língua, e com a guitarra nas costas, e ainda que era conhoto, coisas que eu ainda não sabia.
O som de Hendrix eu só fui conhecer um tempo depois, através de um flex-disc, que era um disco especial e promocional, de plástico em vez de ser de vinil, com uma música da fase final de sua carreira, com a Band of Gypsis. O primeiro lp eu só ouvi anos após, emprestado por um outro colega de turma. Não me lembro do título, mas é um disco em que na capa aparece um boneco de Jimi tocando guitarra com a mão direita. Um erro de informação.
Mas a primeira imagem ficou, intacta e restaurada.

3 comentários:

  1. Pendotiba, sempre com boas recordações e excelentes histórias... Continue!

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa tua postagem, Aquino. Por increça que parível eu também conheci Hendrix de uma forma parecida. Em 1975 na era da desinformação, eu já conhecia diversas fotos (umas três) dele, e o som fui conhecer mais tarde naquele disco do King Kurtis (The eternal fire of jimi...) na verdade nem reconhecia ali algum som de Hendrix, mas isso me levou ao "In Concert", depois o Rainbow Bridge, A trilha do Easy Rider, Crash landing/midnight lightning, Axis bold..., Band of gypsys e finalmente nessa ordem o Are you experienced. Sem nenhuma cronologia e as informações do Hit Pop, Musica do Planeta terra etc. etc cheguei onde estou hoje um Hendrixmaniac. Parabésn pelo excelente blog!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Luis. Naqueles tempos pré-internet as coisas aconteciam bem mais devagar. Muitas vezes conhecíamos os artistas e bandas pelas fotos nas revistas e comentários na imprensa, e bem depois sua música.
    Obrigado pelo comentário e pela visita.
    Abraço

    ResponderExcluir