Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 5 de dezembro de 2009

Notícia de Jornal


Há muitos anos eu escrevi um verso que dizia:
Transmutado em gafanhoto
Invadindo a lavoura
É o meu braço canhoto
Em sua cabeça loura
Nesse verso eu comparava os cabelos louros de uma mulher com uma enorme plantação de trigo, e ao fazer um carinho em sua cabeça, imaginava meu braço com uma nuvem de gafanhotos voando sobre o campo dourado. Era uma visão poética de um gesto de carinho. Anos depois saiu nos jornais a história de uma mulher que virou gafanhoto após receber R$ 30,00. Os recortes ao lado foram tirados de dois jornais diferentes para não parecer que se trata de uma matéria de humor, uma piada. A notícia me fez lembrar de meu antigo verso, embora na notícia não exista nada de poético. Virar um gafanhoto por apenas R$ 30,00 é um retrato da condição precária de nosso povo.
Apesar de parecer surreal, as manchetes são reais, e não há nada de humorístico. Na verdade a história do gafanhoto se refere a um dos muitos escândalos e golpes contra o patrimônio público brasileiro. São tantos esses escândalos, que sempre são batizados com um nome específico, que já nem me lembro direito do caso. Só sei que "gafanhoto", por algum motivo era a denominação dos "laranjas" que eram usados para que mais um crime do colarinho branco fosse realizado. Como na época esse golpe vivia nos noticiários, as manchetes sobre os gafanhotos-laranjas não causava nenhum espanto, mas como sei que com o tempo os escândalos acabam sendo esquecidos, até porque são substituídos por outros, imaginei que anos depois as manchetes pareceriam coisa de maluco. Por isso recortei, guardei, e esperei o tempo passar. Não sei que fim levou a mulher que virou gafanhoto em troca de grana, mas tenho certeza que os verdadeiros gafanhotos estão soltos, muito bem de vida, e invadindo outras lavouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário