Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Bolso Cheio de Calhorda


Em 1966 Bob Dylan sofreu um acidente de moto, que o obrigou a ficar um bom tempo de repouso. Durante aquele período se refugiou em uma fazenda em Woodstock, onde gravou com a The Band o antológico Basement Tapes, e escreveu o livro Tarântula. Os textos de Tarântula são caóticos, e como diz a contracapa da edição brasileira (Eitora Brasiliense - 1986), "Tarântula é um caleidoscópio de prosa e poesia, e sobretudo um exercício de liberdade da imaginação e da fantasia". Já li o livro três vezes, e cada leitura é uma descoberta, sempre um prazer renovado. A tradução é de Paulo Henriques Brito. Segue um trecho da obra:

Bolso cheio de calhorda

numa hilariante sepultura de frutas se esconde o pequenino pistoleiro - uma garrafa quente de suco de casadecômodos da beira da pele de carneiro dele/ lorde thomas dos rouxinóis, pássaro da juventude, rasputin o panaca, galileu o gente fina & max, o enxadrista principiante/ as batalhas dentro das almas deles & luvas tão mortas quanto as lendas deles só mais trabalho pros bobos da corte vivos - vítimas de assassinato & morrer é fácil... do outro lado da lápide, o vilão amador dorme com a língua de fora & a cabeça dentro da fronha/ nada nele faz que ele pareça diferente/ ele passa despercebido

caro Sabu
é a minha menina! ela me diz que
faz longos passeios no bosque,
o gozado é que uma noite
fui atrás dela, & é verdade mesmo, tento
fazer ela se interessar em coisas
tipo armas i futebol, mas ela
fecha os olhos e diz:
"não acredito que isso exista mesmo"
ontem à noite ela tentou se enforcar...
na mesma hora pensei em internar
ela, mas porra, ela é a minha menina,
& todo mundo vai me olhar de esguelha
porque eu vivo com uma maluca,
quem sabe se eu der um carro só pra ela
não ajuda/ qual a solução?
obrigado pela atenção
Nas Últimas

Nenhum comentário:

Postar um comentário