Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 18 de abril de 2010

O Guru de Jimmy Page


A revista Rock Stars nº 3, de 1983, trazia uma matéria sobre uma figura bastante polêmica – Aleister Crowley, sob o título de O Guru de Jimmy Page.
A matéria começa destacando:
“Uma aura de infortúnios pareceu perseguir o Led Zeppelin depois que Jimi Page aderiu ao ocultismo, comprando uma mansão que pertencera a Alesteir Crowley e montando uma loja de artigos de magia. Em suas declarações, Page defendia entusiasticamente o guru: “Crowley acreditava realmente no futuro, numa nova era, tinha um senso contemporâneo em suas teorias”(...)
A verdade é que o cara era muito louco, e também foi o guru de Raul Seixas e Paulo Coelho na fase em que andaram envolvidos com entidades esotéricas. Essa influência fica bem nítida em discos como Gita e Novo Aeon. Abaixo um pequeno resumo da vida de Crowley, transcrita da citada matéria:
“ Filho de um abastado fabricante de cerveja, Edward Alexander Crowley nasceu em outubro de 1875, em Leamington, pacata cidadezinha inglesa. O pai, ao aposentar-se, tornou-se pregador religioso, enchendo a cabeça de Alesteir com a noção de que sexo era sinônimo de pecado. A mãe, igualmente carola, disse suspeitar que ele, Aleister fosse a própria Besta do Apocalipse. É fácil adivinhar o que isso produziu numa criança de imaginação fértil...
Com a morte do pai, Aleister foi, aos onze anos, mandado a uma escola cristã, onde começou a manifestar revolta contra a religião. Seduziu uma criada aos catorze anos, iniciando uma vida sexual que seria das mais intensas (e, já que considerava o sexo pecado, isso incutiu nele a convicção de que se tratava de um satanista). Aos quinze, uma bomba de fabricação caseira explodiu-lhe na cara, deixando-o desacordado durante quatro dias. Há quem atribua a esse incidente seus dotes reais de mago – que eram os de influenciar as pessoas através de sua vontade poderosa.
No fim da adolescência, não passava de um bon vivant que tentava adquirir prestígio como escritor, e praticava com habilidade o montanhismo. Atraído por textos esotéricos, ingressou em sociedade de magia e acabou recebendo uma “revelação”, quando Horus, espírito maligno superior, teria lhe ditado o Livro da Lei – curiosamente semelhante a seus próprios escritos. A partir daí, sua vida praticamente se resume em atrair discípulos para suas cerimônias de magia sexual (nas quais se transavam todas as práticas sexuais conhecidas e imagináveis), em arrancar dinheiro de seus adeptos e dissipá-lo, em consumir drogas em quantidades absurdas, em chocar os cidadãos com seu exibicionismo incurável e ser perseguido de país a país por imprensa e autoridades. Muitos dos que o cercavam enlouqueceram ou sofreram mortes violentas. Ele próprio resistiu até os 72 anos, morrendo pobre e decadente em dezembro de 1947.”

3 comentários:

  1. Influenciou ainda o Ozzy (Mr. Crowley), Iron Maiden e, se eu não me engano, ele também aparece na capa do Sgt. Pepper's. Será que o livro sobre o Led conta algo sobre o Castelo que o Page comprou?

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado. Crowley é citado por várias bandas, e aparece na capa do Sgt Pepper's. O livro do Led, com certeza deve falar sobre o envolvimento de Page com o ocultismo, e que gerou até uma lenda sobre uma maldição que pesou sobre a banda.

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim...Na época em que foram morar no castelo, Page se envolveu abusivamente com a heroína, um dos Zeppelins sofreu um acidente automobilístico terrível, acho que foi o Plant... e a filha de um outro ficou muito doente devido a uma bactéria misteriosa (não me lembro se morreu)..
    Se não me engano uma imagem do Crowley aparece no fundo do videoclipe Iron man do Sabbath.. um careca de óculos escuro com uma mulher de perna aberta atrás..

    Mas interessante o post, não sabia nada sobre a história do Crowley a não ser pelo misticismo malígno que sempre envolveu o seu nome...
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir