Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Led Zeppelin, Woodstock e Tropicália num mesmo pacote


Hoje chegaram mais três livros que eu havia encomendado: Led Zeppelin- Quando os gigantes caminhavam sobre a terra, Woodstock e Tropicália.
O primeiro é uma edição de luxo, com capa dura, cerca de 550 páginas e um apêndice com fotos em papel couché. A trajetória do Led Zeppelin é esmiuçada, pelo menos o grande número de páginas assim sugere. Aliás, a Larousse Editora, responsável pela publicação no Brasil, também lançou dois outros livros com a mesma qualidade gráfica, sobre Beatles e Rolling Stones. Creio que sejam um ótimo documento histórico para os interessados em bandas clássicas de rock.
Woodstock, o segundo livro, é um que eu estava me cobrando há muito tempo, já que foi lançado por ocasião dos 40 anos do Festival de Woodstock, no ano passado. A resenha que eu li sobre a obra, e a opinião de quem já leu, me sugerem que é uma excelente obra sobre o lendário festival de rock. Traz relatos minunciosos não só sobre os shows, como os bastidores do evento. Muito já foi falado, comentado, especulado e inventado sobre Woodstock, mas creio que esse livro traga informações reais e precisas sobre fatos ocorridos antes, durante e após os três dias de agosto de 1969, quando ocorreu o festival. Também traz boas fotos. Espero lê-lo em breve.
Tropicália faz parte de uma série chamada Encontros, da Azougue Editorial. Folheando o livro vejo que se trata da reunião de textos já publicados anteriormente em livros, jornais e revistas. Para quem, como eu, já possui um grande material sobre o assunto, corre-se o risco de esse tipo de livro trazer matérias e textos que já se tenha. Por exemplo, existem duas ou três transcrições do livro Balanço da Bossa e Outras Bossas, de Augusto de Campos, que já possuo, e talvez mais uma ou outra matéria que já tenha lido. Mas reler também é válido, e além do mais, a grande maioria dos textos reunidos são inéditos pra mim.
Espero brevemente poder ler essas aquisições, e quem sabe, comentar aqui.

Um comentário:

  1. O do woodstock eu tenho, MUITO BOM!!!
    Revela uma série de fatos por mim desconhecidos como as críticas ao show do Grateful dead e uma versão menos tendenciosa da mal-explicada história da guitarrada que Pete Towshend teria dado no ativista Abbie Hoffman..
    Perfeito para entusiastas do dito festival..
    Só senti falta de um material fotográfico mais amplo, diversificado e de qualidade..
    mas valeu cada centavo...

    ResponderExcluir