Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

No Tempo dos Festivais - Quando Ainda Se Protestava - 1976 (4ª Parte)

"Com o Festival da Record transformado em Bienal do Samba, e os multíssimos outros festivais sem maior expressão, o FIC - o quarto - dominou 1969. Mas já dava os últimos suspiros. Os compositores inscritos eram, de uma maneira geral, jovens desconhecidos. Se isso era um dado positivo, por proporcionar o aparecimento de novos valores, tinha sua contrapartida: a ausência de grandes nomes significava em termos comerciais, um perigo.
Nesse ano em que o homem chegou à Lua, o FIC já tinha um caráter espacial. Começava com a contagem regressiva do locutor Hilton Gomes, acompanhado por um coro de 25 mil espectadores: 'Cinco...quatro...três...dois...um, boa sorte, maestro!' Os resultados eram dados por um computador eletrônico e as músicas transmitidas ao vivo, via satélite, 'do Maracanãzinho para o mundo'. Mas quando tudo acabou, um espectador saiu gritando, a parodiar uma canção popular da época: 'Socorro, o festival está morrendo'.
E vinham as críticas, construtivas ou não. Algumas pediam a rápida mudança da estrutura, igual desde o primeiro ano. A parte comercial estava mais do que comprometida: firmas co-patrocinadoras, uma indústria de tecidos, até a Loteria Federal. Levantaram-se também hipóteses de falso resultado dado pelo computador eletrônico: Cantiga Por Luciana, de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, interpretada por Evinha, não teria ganho. A vencedora teria sido a música norte-americana Eve, de Jimmy Webb. Membros do júri confirmaram o erro do computador, mas houve quem  dissesse que nem havia computador: as contas eram feitas na ponta do lápis, o painel servia apenas para decorar. Apesar de tudo, o Galo ficou mesmo com Luciana.
A internacionalização do festival foi pródiga em situações excêntricas: nesse ano, a embaixada israelense não reconheceu a cantora de Israel, que morava há dez anos em Paris, como representante do país; o trio paraguaio viera de Madri, o cantor boliviano era de Buenos Aires, a música da Grécia era a mesma canção que no ano anterior concorria pela Holanda - e a da Austrália, Out of This World, foi feita pelos brasileiros Candinho e Lula Freire.
Os Mutantes cantam Caminhante Noturno
A essa altura, a TV Globo já armara uma infra-estrutura que absorvia os primeiros colocados. Um programa com Ivan Lins, por exemplo, quase desgastou completamente a imagem desse compositor. O mesmo ocorreu com Antonio Adolfo (BR-3):
- Eu estava envolvido num esquema comercial complexo. Quase fundi a cuca. O festival estava competitivo demais. Era uma guerra. Para sair disso tudo tive de viajar para me recuperar, não só musical mas fisicamente também.
O público não vaiava, apenas. Sabia até cantar. E foi regido uma vez por Ray Coniff, em 1970. O maestro, surpreso com as 35 mil pessoas que surpreendentemente cantavam no tom, passou a reger a plateia, esquecendo-se do coro e da orquestra. Simonal, com Meu Limão, Meu Limoeiro fez o público levantar e baixar a voz, sem um erro, várias vezes.
Em 1970, para evitar o esvaziamento já patente, os organizadores do concurso resolveram classificar vários compositores automaticamente: Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Sérgio Ricardo, Ruy Guerra, Capinan, Baden, Marcos e Paulo Sérgio Valle, Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Chico Buarque, Edu Lobo.
- Justamente esse - conta Chico Buarque - foi um ano duro em termos de censura. Nós nos reunimos e resolvemos não participar do festival, em sinal de protesto contra a ação dos censores. Todos os que estávamos nos  Rio assinamos um manifesto. Fomos então intimados pelo DOPS a prestar depoimento, como se tivéssemos praticado um ato de subversão. Participaram do interrogatório um funcionário da TV Globo, o Secretário de Segurança, General França, e o inspetor Sena. Queriam enquadrar a gente na Lei de Segurança Nacional.  O nosso caso não era com a TV Globo, mas claro que ela  se sentiu prejudicada. Saímos do interrogatório ameaçados de enquadramento. Foi um dia muito agradável.
Tom Zé premiado com São Paulo, Meu Amor em 68
- Alguma outra história do gênero?
Chico ri: 'Que eu me lembre, agora não. Essa foi a mais empolgante.
Nesse mesmo festival, 25 das 36 músicas classificadas foram censuradas. Na presidência do júri, Elis Regina foi substituída pela atriz de telenovelas Regina Duarte. A vencedora da parte nacional foi Kyrie, de Paulinho Soares e Marcelo Silva.
João Araújo, diretor-geral da gravadora Sigla, que seria inaugurada no ano seguinte, fala das dificuldades subsequentes à saída dos compositores censurados e dos que se solidalizaram com eles:
- Foi uma corrida para abrir inscrições novamente, isso sete dias antes do festival começar. Virávamos dia e noite para ouvir as músicas que estavam se inscrevendo e ver se poderiam se classificar ou não. No final, muitos dos compositores, não do grupo que não entrou no balaio, quiseram voltar. Aí sobrou gente. Foi uma loucura."
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário