Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A Grande Surpresa de João Gilberto

O cantor João Gilberto, além de seu inegável talento, é também conhecido por seu jeito recluso, e por não dar entrevistas e pouco sair de casa. Porém para surpresa de muita gente, um dia João resolveu aparecer de surpresa nos estúdios da extinta Rádio Jornal do Brasil AM na madrugada do dia 12/12/90 para homenagear Noel Rosa, que no dia anterior completaria 80 anos, se estivesse vivo. Na foto acima, João aparece diante do microfone da rádio. Não ouvi ao vivo a rápida entrevista dada por ele, embora fosse ouvinte da rádio, porém pude ouvir a gravação na noite seguinte. Abaixo, o relato da grande surpresa, noticiada pelo Jornal do Brasil do dia 13/12/90:
"A última ação-relâmpago do cantor João Gilberto atravessou a madrugada de ontem com uma doce e inacreditável surpresa: pouco depois da meia-noite, João Gilberto apareceu de repente no estúdio da Rádio Jornal do Brasil AM, para homenagear os 80 anos de Noel Rosa com o melhor estilo joãogilbertiano de ser insólito: 'Sou João Gilberto e vim aqui apresentar em primeira mão uma gravação de Palpite Infeliz porque hoje é aniversário de Noel', disse João aos primeiros minutos do dia 12 na portaria do Jornal do Brasil, para estupefação total do produtor David Trompowski.
É a primeira gravação de uma música de Noel Rosa feita pelo lendário João Gilberto, incluída no próximo LP do cantor, com lançamento previsto para março pela PolyGram. E, à 1h02 de ontem, o cantor-símbolo da Bossa Nova entrava no ar, ao vivo, no programa Noturno, apresentado por Maurício Figueiredo que, perplexo, não cansava de repetir aos ouvintes: 'É incrível! João Gilberto está aqui. Que presente especial! Estou emocionado! Eu mesmo não estou acreditando'.
Na noite de terça-feira, quando Noel Rosa faria 80 anos, João Gilberto exaltava o gênio do poeta da Vila com três amigos: o maestro Henrique Gandelman, seu empresário, Gil Lopes, e seu advogado, Roberto Algranti. Ele aprovou a ideia de uma homenagem a Noel Rosa e decidiu fazê-lo naquele instante.
'Vamos então para a Rádio Jornal do Brasil', disse. Chegaram no primeiro instante do dia 12, quando o diretor do Sistema JB de Rádio, Geraldo Leite, estava em sua casa no Leblon já de pijama. Quase caiu da cama ao ouvir na Rádio Jornal do Brasil que João acabava de chegar aos estúdios para apresentar uma gravação inédita. 'Eu levei o maior susto. Liguei para a rádio para saber que história era aquela. Ninguém entendia nada, mas ele estava mesmo lá.'
Geraldo Leite vestiu-se às pressas e, em questão de minutos, chegava à Avenida Brasil para se despedir do cantor. 'Ele já estava de saída. Quis saber se a rádio à noite pegava outros estados para que a homenagem fosse nacional. Eu expliquei que de noite a transmissão de fato atinge a muitos estados e ele gostou. João Gilberto estava no maior astral', diz Geraldo Leite. O apresentador do Noturno, de 0h30 às 2h da madrugada, chegou a entrevistar João Gilberto, mas o cantor respondeu com um minimalista 'pois é' à maioria das perguntas.
O andamento de Palpite Infeliz é alterado para adaptar-se ao violão de João, os tons são graves e o arranjo - 'pois é, muito bonito' - com muitos instrumentos, também é praticamente inédito nas últimas gravações do cantor. Foi escrito pelo americano Clare Fisher. A cessão de uma música que só em março chegará às lojas surpreendeu também a divulgação da gravadora PolyGram, que deveria enviar o disco para todas as rádios e jornais ao mesmo tempo, sem favorecimentos a nenhuma empresa. Oficialmente, porém, a gravadora deu a volta por cima: a cessão da fita para as rádios (João foi depois à Rádio Globo) seria uma homenagem a Noel Rosa.
O diretor artístico da gravadora, Mayrton Bahia, explicou que houve uma 'autorização especial', feita, segundo ele, verbalmente a João Gilberto, para a execução da música 'apenas nesta semana para valorizar as homenagens a Noel Rosa'. No entanto, Mayrton Bahia disse esperar 'muito' que as rádios não fiquem tocando a fita o verão inteiro, 'para não prejudicar o próprio João Gilberto e o lançamento mundial de seu próximo disco' ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário