Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 1 de janeiro de 2012

Gente de Sucesso - A Vida de Tom Jobim


Tom Jobim é um patrimônio nacional, um músico excepcional, um compositor dos mais inspirados que esse país já teve. Sua obra representa o que de mais rico e universal a arte brasileira já produziu. Muitos trabalhos sobre sua vida e obra foram lançados, principalmente após sua morte, em dezembro de 94. No momento, inclusive está sendo feito um documentário sobre sua vida, com direção do premiado diretor Nelson Pereira dos Santos. Dentre os ítens que possuo sobre o maestro, há um interessante livro publicado por uma editora que acredito que não mais exista, chamada Editora Rio Cultura. Trata-se de uma série de livros intitulada Gente de Sucesso, que também destaca em outras edições Fernanda Montenegro, Walter Clark, Florinda Bolkan, Marlene e Orlando Villas Boas. Esses livros foram publicados através de um convênio com as Faculdades Integradas Estácio de Sá, o que evidencia o caráter educativo e cultural. Comprei o livro em um sebo, provavelmente no início dos anos 90, quando Tom ainda era vivo. Aliás, falando em data, no livro não há nenhuma menção a seu ano de publicação, mas consultando a discografia do músico que acompanha a obra, o último lançamento de Tom até então, é o disco que gravou com Edu Lobo em 1981, portanto a publicação é dos anos 80.
O livro de 103 páginas, traz uma biografia do compositor, além de depoimentos, discografia, relação de prêmios concedidos e fotos variadas. Tom fala de assuntos diversos, como parceiros, Bossa Nova, sucesso no exterior, encontro com Frank Sinatra, festivais, trilhas sonoras que produziu, influências, etc.
Nada melhor do que trazer um pouco do pensamento de Jobim nessa primeira postagem do ano. Abaixo algumas frases tiradas do livro:

"Algumas vezes dormi nos bancos da Praça Nossa Senhora da Paz, de tarde, com aquela preguiça que o calor dá."
"Bastava sentar e escrever a música, o resto vinha por si."
"Toda vez que há qualquer coisa criativa na América Latina, ela vai acabar na América do Norte."
"Dolores Duran fez 'Por Causa de Você' com um lápis de sobrancelha, o instrumento que tinha na mão para não perder aquele ótimo momento de inspiração." (sobre suas parcerias)
"Acho o Sinatra ótimo. Pena que ele não fale mais com a imprensa... Pessoalmente, é uma criatura excelente."

"Você faz uma música toda trabalhada, põe nela o que você tem de melhor, leva com carinho para ser ouvida, e é vaiado." (sobre os festivais da canção, e a vaia que levou com Sabiá)
"...é tráfego engarrafado, é assalto em elevador, é neraustenia. O homem foi feito para casar com uma mulher, morar numa casa, passear na calçada."
"Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir as coisas."
"A criação é um ato de amor, alguma coisa que se comunica a toda a humanidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário