Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Confundindo os Arnaldos


A revista de domingo de O Globo trouxe uma boa matéria com o ex-Mutante Arnaldo Batista. Fala de sua carreira, de tudo porque passou quando sofreu um grave acidente ao cair do quarto andar do hospital onde estava internado em 1982, que quase o levou à morte, sua recuperação, projetos, etc. É sempre bom ver matérias como essa saindo em um jornal de grande circulação, trazendo um artista como Arnaldo, um sobrevivente, que continua criando, fazendo música, escrevendo livros, pintando, e sendo retratado em um belo documentário, como "Loki", de Paulo Henrique Fernandes, que chegou a receber alguns prêmios.
A matéria é bem escrita, traz boas fotos dele em seu atelier no sítio em que mora em Juiz de Fora com sua mulher, traz fotos de arquivos, depoimentos, etc. E foi justamente um depoimento que me chamou a atenção na matéria. Em dado momento, a cantora Zélia Duncan, que recentemente chegou a trabalhar diretamente com Arnaldo por um período na nova formação dos Mutantes (hoje os dois não tocam mais na banda), fala sobre ele, ou supostamente fala. Transcrevo abaixo o trecho em que Zélia é citada, para explicar porque digo que a matéria cometeu um grande engano:
"Quem também traz novidades do planeta Arnaldo é a cantora Zélia Duncan. Em seu próximo DVD, ela canta a música 'Borboleta', de Arnaldo, que gravou em parceria com Marcelo Jeneci e Alice Ruiz.
- Certa vez pedi a ele uma música para gravar, e quando ele tocou 'Alma', dele com Pepeu Gomes, senti um calafrio. Foi um dos meus maiores sucessos - lembra a cantora. - Ele faz parte da tríade que me inspira, com Renato Russo e Cazuza. Arnaldo decidiu viver, e isso é muito bonito de se ver. Fico feliz de fazer parte desse importante retorno."
Esse depoimento me deixou completamente confuso. A música Alma é de Arnaldo, porém outro Arnaldo, o Antunes, realmnte em parceria com Pepeu Gomes. Quando ela cita outra música, supostamente de Arnaldo Batista, tudo leva a crer que ela novamente estava se referindo a Arnaldo Antunes, pois Marcelo Jeneci e Alice Ruiz (viúva de Paulo Leminski) são parceiros de Arnaldo Antunes. Tudo estava me levando a crer que houve um erro de comunicação, ou Zélia confundiu um Arnaldo com outro, ou quem colheu seu depoimento fez a confusão. Porém no fim de seu depoimento, Zélia faz um comentário que só pode ser relativo a Arnaldo Batista, e não o Antunes : "Arnaldo decidiu viver, e isso é muito bonito". Ficou tudo muito confuso em minha cabeça. Só mesmo a Zélia para explicar.

Um comentário:

  1. Acho que todo o depoimento da Zélia Duncan era sobre o Arnaldo Antunes. Em relação a Renato Russo e Cazuza, outros ícones do rock nacional dos anos 80 citados, Arnaldo Antunes também é um sobrevivente.

    ResponderExcluir