Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Airto Moreira - 1973


Os percussionistas brasileiros sempre fizeram sucesso no exterior. O jeito brasileiro de tirar som de instrumentos de percussão, aquele toque bem pessoal, sempre encantou os gringos, principalmente no jazz. Vários nomes se destacaram lá fora, como Paulinho da Costa, Naná Vasconcelos, Laudir de Oliveira, que nos anos 70 tocou com a banda Chicago, entre outros. Dentre esses nomes da percussão brasileira, um dos mais bem sucedidos é sem dúvida Airto Moreira, que já tocou com nomes como Miles Davis, Chick Corea, o guitarrista Carlos Santana, e muita gente mais.
A revista Pop, de fevereiro de 1973 trazia uma matéria com Airto, que já começava a se destacar nos EUA. Com o título de "Nos EUA, Airto Virou Star", a matéria dizia:

"Airto Moreira está em Nova York desde 1968, quando vendeu todos seus instrumentos para comprar a passagem e acompanhar sua mulher, a cantora Flora Purim, que ia trabalhar com Stan Getz.
- Eu já tinha feito de tudo que era possível no Brasil. Tinha o melhor conjunto, com os melhores músicos, tocava nos melhores programas, e era só. Eu queria ir para os EUA para encontrar grandes músicos, como Miles Davis, Herbie Hancock e Ron Carter. No Brasil, isso é um sonho para os músicos; você imagina que Miles é alguma coisa de diferente, que ele não é humano. Eu sempre pensei que, se eu o encontrasse, poderia voltar para casa e viver feliz para o resto da vida, pensando nesse encontro. Bem, a primeira vez que eu encontrei Miles tinha acabado de chegar aos EUA, em Los Angeles, e tinha ido vê-lo tocar no Manne Hole. Quando acabou o show fui até os bastidores e, como não sabia ainda falar inglês disse: 'Miles, me brazilian, me musician... I love you', E ele respondeu: 'O quê? Fora daqui!' Dois anos depois, quando eu já tinha me mudado para Nova York, Miles estava precisando de um percussionista para uma gravação, quando alguém falou sobre um brasileiro 'genial' chamado Airto Moreira. O empresário de Miles me chamou, e nós tocamos um fim de semana no Village Gate. E esse foi nosso segundo encontro.

Daí em diante Airto não parou mais. Tocou com Miles no festival da Ilha de Wight, em 1970, tocou com Cannombal Adderley e outros menos conhecidos. Gravou seu primeiro LP na CTI Records, e acaba de gravar o segundo pela Buddah Records, esse último com Flora, sua mulher, e Hermeto, seu grande amigo multi-instrumentista. Mereceu página inteira no jornal inglês Melody Maker , onde foi considerado the percussionist, o melhor atualmente, em Nova York.
- Miles me ajudou demais, me dando confiança e me dizendo sempre para tocar o que eu sentia com mais convicção. Eu era muito inseguro.
Aurto atribui o sucesso ao seu jeito instintivo de tocar.
- Eles descobriram comigo que percussão não é uma coisa rígida. Em jazz, por exemplo, você tem que tocar de uma certa maneira, dizer coisas engraçadas e tomar drogas. Nós não fazemos isso. Quando tocamos, só queremos comunicar alegria a paz."

2 comentários:

  1. Querido amigo, Páscoa é amor, ressurreição e renovação, abra seu coração e deixe que o amor faça sua eterna moradia. Tenha uma Feliz e abençoada
    Páscoa.
    Beijocas de chocolate.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um chocalho desse da foto...se não me engano é feito com casco de lhamas..Uma tia trouxe pra mim lá do Peru..

    ResponderExcluir