Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Hemp Family Comix


A banda Planet Hemp, liderada por Marcelo D2, surgiu nos anos 90, fazendo um som que misturava rap com pitadas de rock e hip-hop, e além de revelar um artista que faria um trabalho respeitado por muita gente da MPB - Marcelo D2, levantava a polêmica de falar abertamente em maconha, um tema que sempre foi tratado com muita cautela seja em música ou outras manifestações de expressão artística, mesmo após o fim oficial da censura no país.
A banda chegou a ser detida uma vez após um show, quando as autoridades alegaram que a música que eles faziam representava uma apologia às drogas. A prisão dos integrantes da banda acabou ganhando uma enorme repercussão na imprensa, e causou grandes protestos por parte da classe artística e demais setores da sociedade, considerando arbitrária a ação policial. A verdade é que o pessoal do Planet Hemp chegou a passar uns dias encarcerados, até conseguir ganhar relaxamento da prisão através de seu advogado.
Lembro que no dia seguinte à sua soltura, eles compareceram ao Programa Livre, que era apresentado no SBT por Serginho Groisman, onde gravaram dois ótimos programas, que foram ao ar em dois dias seguidos, contando todo o episódio de sua prisão. Tenho gravado em vhs esses dois programas.
Esse episódio, como era de se esperar, colocou a banda na mídia de uma forma mais contundente, e de certa forma trouxe à tona a discussão sobre a discriminalização da maconha, liberdade de expressão, volta da censura, etc. Após alguns anos, a banda se dissolveria, e Marcelo D2 seguiria sua carreira solo. Cheguei a assistir a um show deles em outubro de 2000, pouco antes de sua dissolução.
A verdade é que independente de toda a polêmica que sempre cercou a banda, às vezes em detrimento da própria música que produzia, o Planet Hemp fez história e deixou saudade.

Em entrevista de Marcelo D2 à edição brasileira da revista Billboard, em agosto do ano passado, lhe foi perguntado sobre uma possível turnê de reunião do Planet Hemp. Marcelo respondeu:
"Acho difícil, quase impossível. O Planet é uma parada tão sagrada que fiz na minha carreira. Acho tão feio ver bandas velhas enganado os fãs. A imagem legal do Planet Hemp é dando mosh, brigando com a polícia. Se voltasse agora a gente não ia nem andar junto. Antes era só amizade. A gente morreria um pelo outro."
No auge do seu sucesso, por volta de 1997, foi lançada uma revista em quadrinhos chamada Hemp Family, onde os músicos da banda eram os personagens. O interessante é que o primeiro número traz a indicação de Número Único, dando a entender que não haveria um segundo, mas em sua última página anunciava o número seguinte, que realmente acabou saindo. O assunto das histórias como não poderia deixar de ser, envolvia sempre muitas aventuras de perseguições policiais e tudo mais ligado ao uso da maconha. Além dos memnbros da banda havia outros personagens, como o Garoto Maconha. Vários artistas de quadrinhos participavam da revista.

Junto à revista vinha encartado um fanzine (um meio de expressão muito utilizado na época) chamado Camarão Pholha Prensada, que trazia matérias, contos, entrevistas, etc. No primeiro número há uma entrevista com a banda Zumbi do Mato, e no segundo com o próprio Marcelo D2. Só saíram esses dois números.

6 comentários:

  1. Ótimo post, ei você poderia posta no youtube a segunda parte ou as duas de quando o Planet foi no Programa livre? Obrigado'

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Eu teria que procurar as fitas onde estão os programas e mandar limpar, já que minhas antigas fitas vhs estão mofadas, e depois passar para dvd. Vou procurar fazer isso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tenho um exemplar do gibi Hemp Family Comix, em perfeito estado, se alguem tiver interesse , entre em contato comigo pelo email arveres@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Comprei na epoca numa banca do RJ essa do ET.
    Muito hilaria

    ResponderExcluir
  5. Bacana o post. Fizemos um terceiro numero da Hemp Family sobre super herois mas nunca foi editado, Abraco Alexandre Alves um dos editores.
    http://macacomalandro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. muito legal o trampo amigos!

    Tambem baseado no planet, society hemp
    e um desenhinho tosco que brinca com
    a erva a normaliza-a visando assim a discriminilizaçao

    procure por society hemp - o magico de ozsasco

    http://www.youtube.com/watch?v=JEfGf_5q6dk&list=FLRWVhulY6khBq7Gmtf5CrwA&feature=mh_lolz

    ResponderExcluir