Na noite de ontem o projeto Consciência Ampla Cultural, do qual já falei na postagem anterior, nos brindou com uma palestra brilhante com uma das cabeças mais antenadas e conscientes da cultura, do pensamento, da filosofia e da arte brasileira - Jorge Mautner. À princípio pensava se tratar, a exemplo de Moraes Moreira, de um show musical seguido de debate, mas se tratava somente de uma palestra. Normalmente quando saímos de casa preparados para uma coisa e acontece outra, nos decepcionamos, pois carregamos uma expectativa que não se concretiza. Mas no caso de ontem, essa regra foi quebrada. É claro que um show seguido de debate seria fantástico. Sua música instiga, traz reflexões, é criativa e traz uma marca pessoal por suas letras inspiradas e as melodias de seu eterno parceiro Nelson Jacobina, que é também um violonista de mão cheia. Isso sem falar no violino de Mautner, umas de suas marcas pessoais.
Porém, o que se viu ontem em sua palestra intitulada Encontro com a Arte e o Pensamento de Jorge Mautner foi um banho de cultura, de alguém que conhece profundamente a alma, a gênese e a grandeza de nosso país. Era impossível não se encantar com a profunda cultura e o dom da palavra do grande pensador que é Mautner, e seu amplo conhecimento nas áreas do pensamento e da filosofia para explicar com palavras simples e exatas, e sem o menor sinal de estrelismo ou vaidade, o que representa o Brasil para o mundo. É esse Brasil mostrado por Mautner que nos faz refletir sobre o que realmente representamos para o mundo, através de nossa criatividade, nossa alegria e espontaneidade e cultura, que são tão invejados por outros países.
A palestra de Mautner e sua simplicidade e simpatia em atender a todos que o procuraram após o evento, constatam que Jorge Mautner é uma das grandes e mais expressivas figuras de nossa cultura. Salve Jorge!
Nenhum comentário:
Postar um comentário