Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Sá & Guarabyra - Volta a Dupla do Rock Rural (1977)


 Em 1977 a dupla Sá & Guarabyra andava meio sumida de cena. Seu último disco, Cadernos de Viagem, havia sido lançado em 1974, e nesse período de três anos, sem lançar discos, e provavelmente praticamente sem se apresentar ao vivo, a dupla fazia uma espécie de reciclagem de seu trabalho artístico. Até projetos solo haviam sido levados em conta, mas na verdade, naquele período os dois já estavam concebendo aos poucos o seu disco de maior sucesso: Pirão de Peixe com Pimenta, que seria lançado ainda naquele ano. O Hit Pop, suplemento em formato jornal que acompanhava a revista Pop trazia uma matéria co a dupla, que falava de seus planos para um futuro próximo, como o lançamento de um compacto pela Som Livre, e futuramente o LP citado. Na matéria eles ainda falam da saída de Zé Rodrix do trio que formavam com o músico, e deixam claro que a saída de Rodrix não foi amigável e tranquila. As referências ao antigo parceiro não são nada amistosas, porém, quem continuou a acompanhar a carreira da dupla sabe que muitos anos depois, pouco antes da morte de Zé Rodrix, o trio foi reativado, fizeram shows pelo Brasil (eu cheguei a vê-los em minha cidade) e chegaram a gravar um CD. Nada como o tempo para apagar qualquer mágoa ou mal entendido. Segue abaixo a matéria:

"O lançamento do mais novo compacto de Sá & Guarabyra - o primeiro na gravadora Som Livre - marca a volta de uma das duplas mais importantes que a música jovem brasileira já conheceu. Criadores da música rural amplificada (logo rotulada de rock rural), elaborada a partir de suas próprias vivências, Luis Carlos Sá e Gutemberg Guarabyra formam uma dupla cheia de histórias  para contar. E o que é melhor: após uma parada de dois anos - quando seguiram seus próprios caminhos na publicidade - eles estão dispostos a contá-las. 'Na verdade' - comenta Sá - 'a dupla nunca chegou a se desfazer. Apenas estávamos envolvidos em projetos de LPs solo, projetos que foram adiados quando a gravadora Som Livre nos fez a oferta para o compacto.'
A dupla acaba de voltar de uma longa viagem pelo interior da Bahia, terra natal de Guarabyra. Passando por Marimbondo, Água Corrente, Sobradinho, Bom Jesus da Lapa e muitas outras, eles encontraram um público imenso e até desconhecido. 'É impressionante a nossa penetração no interior do país - observa Guarabyra. Todo mundo tem nossos LPs Nunca e Cadernos de Viagem, e perguntam por que não gravamos outros. Nessas viagens, nós aproveitamos para fazer também um trabalho de pesquisa, mas sem aquele espírito de pegar um gravador, mandar o ceguinho cantar e mais tarde usar tudo nos arranjos. Sem essa, né...
 
Guarabyra
Apesar de parceiros há mais de dez anos, só em 1972 Sá e Guarabyra se uniram profissionalmente, no trio que contava ainda com Zé Rodrix. Este último, no entanto, nunca chegou a se adaptar, e deixou os companheiros após a gravação do primeiro LP*. Segundo a dupla, a saída de Rodrix foi 'um verdadeiro alívio, pois nosso trabalho esbarrava no apelo meramente comercial que ele pretendia para o grupo'. Além dessas críticas, Guarabyra ainda faz acusações mais sérias a Rodrix, estando disposto a contar 'para quem quiser  e estiver interessado em ouvir'.
Morando no bairro paulistano do Brooklin, entre os violões e os filhos, Sá e Guarabyra sentem que estão num momento importante de suas carreiras. Afinal, a música foi a opção definitiva da dupla de parceiros que, anteriormente, já haviam trilhado os caminhos da diplomacia (no caso de Sá) e do trabalho burocrático bancário (no caso de Guarabyra).
Depois do lançamento do compacto, que está chegando às lojas, o próximo passo é a gravação do LP, para o qual a dupla já conta com algumas músicas escolhidas. Entre elas, segundo Luis Carlos Sá, Flor do Sol, que seria 'o último dos rocks rurais'. "
* Na verdade o trio Sá, Rodrix & Guarabyra lançaram dois discos
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário