Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Analisando a Estreia do Led Zeppelin (Revista Rock Stars - 1984)


 Em 1969 o Led Zeppelin lançava seu álbum de estreia. Um disco pesado, já dando pistas que a banda, que a princípio levava o nome de New Yardbirds, tinha vindo pra ficar e deixar sua marca na história do rock. Considerado um dos melhores álbuns de  estreia de uma banda de rock, aquele início de carreira foi relembrado em uma matéria da revista Rock Stars, publicado em 1984. Abaixo a transcrição da matéria;

"Quando a década de sessenta chegava ao fim, o rock já tinha uma identidade própria. Tinha até um nome: rock (e não rock and roll). Essa mudança de conceito se devia ao fato de o movimento se ter emancipado daquela forma primitiva, e de certa forma modista, galgada sobre o rhythm and blues mais popular (entenda-se isso como referência a gente como Elvis Presley, Paul Anka, Neil Sedaka, Tony Fabian, e mesmo os Beatles no início de carreira).

O amadurecimento do rock foi uma etapa que contribuiu o suficiente para uma afirmação dialética, a mesma que gostaríamos que todos os roqueiros passassem. É alguma coisa como uma criança que nasce, cresce sadiamente, soberana em sua irresponsabilidade, faz suas artes, e, de repente, toma consciência que a vida é uma coisa muito séria, embora muitos homens ainda não tenham aprendido isso.

O marco referencial para essa mudança fica por volta de 1966 (para o público é 1967, quando começaram a vir à tona os trabalhos desenvolvidos durante o ano anterior). Essa data é mais um esforço para a analogia com o desenvolvimento da criança, feita no segundo parágrafo. Se tomarmos o Bill Haley como o limiar, acontecido no final dos anos quarenta, veremos que em 1966/67 o rock estava com aproximadamente dezoito anos de idade.  

Em  1966/67 os Beatles fizeram Sargent Pepper's, o Cream foi criado, os Moody Blues e o Procol Harum plantaram as primeiras  sementes do rock progressivo, e o Jefferson Airplane instituía o acid-rock, o primeiro atalho americano para a descoberta de Woodstock. Aliás, essa época me faz lembrar a origem dos nomes dos meses do ano, versão atual. Acerca de 2.600 anos atrás, um rei chamado Numa decidiu que o ano deveria ser dividido em doze meses, ao invés de dez, como estava em vigor na época. Assim, o primeiro mês do ano passou a se chamar janeiro, em homenagem ao deus Janus. Esse estranho deus romano tinha duas faces - uma olhando pra trás (o passado) e outra olhando para frente (o futuro). Os romanos o tinham como o deus do começo, e Numa provavelmente o homenageou como uma tentativa de estabelecer bons prenúncios para o ano novo.

Era exatamente assim que o rock crescia, com uma face voltada para o passado (o jazz como um todo, a música clássica e os ritmos tribais africanos) e outra face voltada para o futuro (a eletrônica, a evolução da linguagem e os novos costumes). Em particular, nesta página estamos interessados em o crescimento do Led Zeppelin, um dos pioneiros dos blues elétricos ingleses, bem como do heavy metal, seu filho legítimo.

Antecedentes remotos: Graham Bond Organization, Alexis Korner (e banda), John Mayall (e banda) e Yardbirds. Antecedente próximo: Truth, de Jeff Beck. Quando o Led se constituiu, sob a denominação de New Yardbirds, tinha em mente realizar algo bem parecido com o que Beck conseguiu. Nunca tive oportunidade de  ouvir algo que o quarteto tenha feito antes do primeiro LP, e é por isso que tomo o mesmo como base de pesquisa. Ele tem, basicamente, os mesmos elementos do LP de Beck, isto é, antigos blues recriados (caso de 'You Shock Me', que também está em Truth). Novos blues (caso de 'Dazed and Confused') e muita pauleira. O que veio depois, você já está cansado de saber. Para que tomar mais seu tempo?"

    

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário