Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Gilberto Gil - Revista Música (1976) - 1ª Parte

Em 1976 Gilberto Gil não lançou nenhum disco. Foi um ano entre Refazenda (1975) e Refavela (1977), dois álbuns marcantes em sua carreira. Naquele ano Gil participou juntamente com Caetano, Gal e Bethânia, do vitorioso projeto dos Doces Bárbaros, cuja turnê percorreu várias capitais do Brasil, sendo gravado um álbum-duplo ao vivo. Foi durante essa turnê, que Gil acabou sendo preso em Florianópolis, por porte de maconha, um caso que ganhou grande repercussão nacional, e é destacado no documentário Doces Bárbaros, de Jom Tob Azulay, em que imagens de seu depoimento na delegacia são apresentadas junto a cenas de shows e bastidores.
A revista Música nº 4, de setembro daquele ano, traz uma matéria de capa com Gil, falando de suas origens, influências e aspectos importantes de sua carreira, trazendo depoimentos do compositor. Uma boa matéria sobre esse grande criador:
"Aos três anos, ele já quer ser 'musgueiro'. O pai, médico, é surdo-mudo em termos de música. A mãe, em compensação, extravasa sua própria musicalidade, comprando o bumbo, a corneta, a sanfona e com um irrestrito apoio acompanha os passos musicais do menino.
Luiz Gonzaga, João Gilberto, Beatles. O sertão, a bossa-nova, imprevistas harmonizações. As bases, influências e consequências de um trabalho contestador, incisivo e marcante: o músico Gilberto Gil.
Ituaçu é uma cidade pequena no árido sertão da Bahia. E musical, infinitamente musical, como quase todo o nordeste. Na sua concorrida feira, os ágeis sanfoneiros e os inspirados trovadores dividem as atenções com o estridente serviço de alto-falantes e a estação de rádio. Mas, as lentas carroças e as arrumadas pessoas dos sábados também se prendem aos sons da tradicional banda da cidade.
Para o pequeno Gilberto Passos Gil Moreira esta é uma situação intrigante, envolvente. E que só perde o magnetismo para os misteriosos discos ('de onde vem o som?') da detalhada programação e  o notório 'cast' da Rádio Nacional, as últimas canções de Francisco Alves, Marlene, Emilinha, Adelaide Chiozzo, Orlando Silva e as composições de Noel Rosa, Pixinguinha e Ernesto Nazaré.
Um mundo, portanto, de ligeiros chorinhos, lânguidas valsas e invencíveis baiões de Luiz Gonzaga, onde compositores e cantores dividem, lado a lado, a glória dos microfones. 'Luiz Gonzaga foi uma das coisas mais fortes. Dorival Caymmi também. Eram as coisas em que eu mais me ligava.  Sambas em geral, Jorge Veiga e Roberto Silva, Bob Nelson, na fase inicial da minha infância, foi um cantor e um estilo que me influenciaram muito.'
Aos 10 anos, em 51/52, o musical sertão fica para trás, surge Salvador, a capital. E, consequentemente, cidade nova, vida nova. É o tempo do ginásio, da turma da esquina, da barbearia, de toda uma vivência própria da cidade, desconhecida até aí. Mas a resistente música persiste, agora é o acordeão. As mudanças, porém, continuam. Ao lado do estudo formal, novos ídolos são descobertos: Ângela Maria, Caubi Peixoto, Nélson Gonçalves, Waldir Calmon e até mesmo Ray Connif, verdadeira ponte para os cantores e orquestras americanos.
Capa da revista
A partir daí, a música adquire características novas e fortes. 'É todo um lado técnico, no sentido de cores, um verdadeiro arco-íris sonoro. Começam a aparecer na minha cabeça as diferenciações orquestrais, de conjunto, de timbre, regionais. Aos 17/18 anos, surge a Bossa-Nova, João Gilberto. Me interesso por violão e todo o trabalho de Baden Powell, Roberto Menescal, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e Nara Leão.'
Os resultados desse interesse, no entanto, logo sugerem composições, uma participação mais ativa na vida musical de Salvador. Realmente, em 63, conhece Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gal Costa. E, dos instigantes encontros de música, ainda amadores, surge em 64 'Nós, Por Exemplo', no Teatro Castro Alves, já com os novos amigos. Até aí, no entanto, 'tudo é feito por diletantismo, por um impulso natural, irresistível de mexer com música. Uma manifestação natural de talento.'
Nesse mesmo ano, 64, termina o curso de Administração de Empresas. Meses depois, no início de 65 ,a meta é Gessy Lever/São Paulo. Mas, bem mais atraente do que o novo campo de trabalho, é o  'Juão Sebastião Bar', um inesquecível show e o novato compositor Chico Buarque de Holanda. Mais uma vez, cidade nova, vida nova. Em São Paulo, já acontece o marcante 'Fino da Bossa', Elis Regina e a acirrada disputa Bossa Nova x Jovem Guarda. 'Havia aquela polêmica, música dita brasileira e música dita não brasileira. Aquelas divisões absurdas da época. Absurdas, digo eu hoje mas na época muito naturais até.'
Nessa incontida efervescência explode 'Louvação', o primeiro disco. Um sucesso total e a consequente garantia parta o primeiro elepê, além de toda uma vivência nova, rica em experiências e amizades. Augusto Boal (Arena Canta Bahia), o Teatro de Arena, o chopp diário no 'Redondo' (Rua da Consolação). Situação, contudo, resultante na inaudível decisão: a opção e o risco da carreira de músico.
Suzana de Moraes, filha de Vinícius, convida-o para 'Pois É', o primeiro show, no Teatro Opinião, Rio de Janeiro. A equipe  e o nível de trabalho já são suficientemente conhecidos. Maria Bethânia e Vinícius de Moraes em um texto de Caetano Veloso, Torquato Neto e Capinan. A célula , portanto, do futuro Tropicalismo. Nessa mesma época, a boate 'Cangaceiro', no Rio, passagem obrigatória para aquela geração de músicos, apresenta Gil e Wanda Sá.
Em São Paulo, permanece o clima intenso, efervescente, de novas criações, discussões e radicais posicionamentos. A TV Record aproveita o momento e inicia a fase épica dos festivais. Elis Regina mais uma vez defende Gil: 'Ensaio Geral' consegue uma honrosa 5ª colocação. Ao mesmo tempo, suas composições  sofrem forte influência: os Beatles. Novamente, evidencia-se a sua abertura musical. 'Sou como uma antena, não consigo me resguardar, me fechar a novas influências.' O encanto, a descoberta do som pop, urbano e contundente crítica do dia-a-dia culminam em 'Ele Falava Nisso Todo Dia'.
Pouco depois, outro festival, novas situações. Uma composição com letra, arranjo, vocalizações e inusitado acompanhamento surpreende jurados e público: 'Domingo no Parque'. 'Já é aquela coisa esfuziante de festival, o catalizador de músicas no sentido de reunir tudo. Era a oportunidade oferecida ao público de assistir e ouvir música pela televisão. Houve toda uma unificação de esforços no sentido de que a música se tornasse uma coisa forte. E tornou-se. Aí vem o lado mais político. O movimento musical define-se com o estabelecimento de facções como a Bossa-Nova e uma linha de shows ligada à coisa brasileira, tipo 'Opinião', 'Liberdade, Liberdade'. A Jovem Guarda surge como uma coisa leve, de consumo direto, do jovem ligado a hábitos modernos, aos carrões, às motocicletas, a toda uma coisa de comportamento.' "

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário