Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Revista Rock Espetacular - História do Rock em 3 Volumes

Em dezembro de 76 e janeiro e fevereiro de 77, foram publicados no Brasil três volumes de uma revista chamada Rock Espetacular, que contava a história do rock, desde seus primórdios, até aquele ano. O rock era um jovem de 21 anos, mas já trazia uma bela história, que a revista, publicada pela Rio Gráfica Editora, mostrava em três volumes. Eu, que na época estava ainda me iniciando como amante do rock, e ainda pouco conhecia sobre o assunto, via naquelas revistas uma excelente oportunidade de conhecer melhor aquele fenômeno musical e comportamental, que já me interessava bastante. Além de contar a história do rock, com bons textos e ilustrações e fotos (todas as fotos dessa postagem foram tiradas delas) as revistas ainda traziam um compacto duplo (4 músicas), que também representava muito pra mim.
Eu ainda estava iniciando minha coleção de vinis, que na época caberiam todos em uma mochila, e ainda sobraria espaço, e aqueles disquinhos foram os primeiros sons que tive de Elvis, Stones e Led Zeppelin. O volume um trazia em sua apresentação:
"Rock Espetacular pretende oferecer em 3 volumes um panorama bastante amplo dos principais artistas e acontecimentos que marcaram a evolução desse tipo de música, nos seus vinte e poucos anos de existência. É uma introdução ao assunto que procura acrescentar à visão geral os detalhes mais importantes e significativos." O primeiro volume, seguindo uma cronologia, trazia os primeiros astros do rock: Bill Halley, Elvis, Chuck Berry, Little Richard, e avançando aos anos 60: Beatles (e seus membros individualmente) e Bob Dylan.
O volume 2, que saiu em janeiro de 77 dava um destaque de capa aos Rolling Stones, e falava dos anos 60, e as transformações que vieram naquela década, as grandes bandas que surgiam e se firmavam, as novas vertentes do rock, os grandes festivais, etc. Além dos Stones, o segundo volume mostrava The Who, Cream, Hendrix, Jeff Beck, Eric Clapton, James Brown, Traffic, Janis, Crosby, Stills, Nash & Young, Allman Brothers, Ray Charles e Jackson Five. A introdução do volume destaca:
"Se a década de 50 é a infância ingênua e divertida do rock, os anos 60 são sua conturbada e múltipla adolescência. E é deles que trata este segundo volume de Rock Espetacular. Aqui é traçado, em grandes linhas, o perfil de uma geração, a que sonhou, viveu e planejou um novo mundo ou, no mínimo, uma nova forma de expressão."
O terceiro e último volume, que fala dos anos 70, traz na introdução: "Anos de dinheiro, anos de barra pesada, ilusões perdidas e caminhos desencontrados. A década de 70, para o rock, nasceu sob o signo da tragédia, com as mortes de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Muitos viram nisso um sinal, e de fato era: alguma coisa estava mudando de novo, uma visão de vida que morria para ser substituída por outra."
Esse último volume destaca os diferentes estilos que se formaram a partir da semente do rock: o hard rock, o progressivo, o glitter, o fusion, etc. Personagens marcantes e que se destacaram naquela década, que à época da publicação ainda vivia em pleno vigor (o volume três saiu no início de 77) eram apresentados. Bandas como Led Zeppelin, Emerson, Lake & Palmer, Moody Blues fazem parte do volume, assim como artistas-solo como Alice Cooper, Neil Young, David Bowie e Peter Frampton - o grande sucesso da época.
Esses três volumes marcaram bastante minha vida de leitor e pesquisador de rock, por ser a primeira série de revistas que li, ainda adolescente, contando a história do rock, e acredito que foi a primeira que saiu no Brasil abrangendo a história do gênero desde seu início. Por isso conservo até hoje essa valiosa obra.

12 comentários:

  1. Caro Marcio, vi nas suas palavras exatamente tudo que ocorreu comigo. Hoje tenho uma grande coleçao, lancei um livro (rock raro) mas só tenho o volume 1 desta revista...Por acaso, tem alguma dica de como posso conseguir as outras ?
    grande abraco, parabéns pelo texto e saiba que existe mais alguém neste mundo que despertou para o rock exatamente com esta edição,

    abracos
    Wagner Xavier
    wagner2505@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Wagner, obrigado por visitar meu blog. Infelizmente não tenho como ,lhe informar sobre a possibilidade de encontrar os outros números de Rock espetacular. Tente pesquisar em algum sebo, e boa sorte. Abraço

    ResponderExcluir
  3. http://www.4shared.com/rar/B0qpX-gW/REVISTA_ROCK_ESPETACULAR_VOL_1.html

    ResponderExcluir
  4. http://www.4shared.com/rar/vTjnQvwE/REVISTA_ROCK_ESPETACULAR_VOL_2.html

    ResponderExcluir
  5. http://www.4shared.com/rar/QZKbQDtE/REVISTA_ROCK_ESPETACULAR_VOL_3.html

    ResponderExcluir
  6. Todos os 3 links estão ativos, podem baixar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mUITO OBRIGADO , MINHA HISTÓRIA MUDOU A PARTIR DESTA REVISTA , A QUE VINHA UM COMPACTO DO eLVIZ , AINDA TENHO A CAPA E ALGUMAS PAGINAS ! mUITO , MUITO OBRIGADO !

      Excluir
  7. Valeu, Claudio. Vou divulgar esse excelente trabalho, dando os devidos créditos. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Que bom que encontrei seu blog, Márcio. E agradeço por me fazer relembrar de um momento mágico da minha infância. Explico. Assim como muitos outros também iniciei minha vida roqueira através da Rock Espetacular. Era garoto (10 anos) e meu pai me comprou os três volumes. Infelizmente com o tempo se perderam. Agradeço você e ao Cláudio que me ajudaram a redescobrir esse pedaço maravilhoso da minha infância roqueira. Que aliás se intensificou ao longo dos anos. Abraços, Nelson de Souza Lima

    ResponderExcluir
  9. Bom dia...tenho td encadernado e mais as Revista Dancing Days 1 e 2 e ainda a Revista Rock Espetacular Especial e, ainda, os 3 compactos duplos Led Zeppelin, Elvis e Rolling Stones. Quero vernder e estou anunciando no Mercado Livre. Gostaria de vender para alguém que possa continuar o legado de manter a história, que no meu caso começou aos 15 anos com o Led que até hoje é uma paixão para mim...https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2016426631-livro-rock-espetacular-rev-dancing-days-1e2-e-rock-espetac-_JM E que bom que existem pessoas como vc e blogs como esse!

    ResponderExcluir