Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 23 de setembro de 2012

I Ecodiscos - 21 e 22 de Setembro

O culto aos discos de vinil vem crescendo acentuadamente nos últimos anos, e pelo que tenho percebido não se trata somente de algo vindo de antigos colecionadores e apreciadores de música da era pré-cd, mas também por parte de uma geração que não viveu o esplendor da era dos bolachões. Se por um lado isso significa uma maior concorrência na disputa por raridades nos sebos, por outro é saudável perceber que os antigos LPs não perderam sua magnitude, e junto com essa revalorização toda uma indústria ligada à audição de discos de vinil vem se aquecendo nesses últimos tempos, como a fabricação de novos aparelhos de reprodução e acessórios, o que tem tornado menos difícil para aqueles que como eu, continuaram a ouvir discos de vinil, a aquisição de agulhas ou produtos para conservação dos discos, além do mercado estar sendo abastecido por novos e modernos toca-discos.
Hoje já é comum observarmos encontros de colecionadores e admiradores dos discos de vinil, onde são comercializados e trocados discos e acessórios para audição, e através desses encontros podemos verificar a enorme aceitação dessa antiga mídia, que muitos julgavam destinada a sumir de vez. O impacto causado pela entrada dos cds no mercado, quando se verificou uma pureza no som, sem os chiados ou ruídos na audição dos vinis, além da comodidade de não precisar ficar trocando o lado do disco, e poder escolher aleatoriamente ou trocar a ordem das músicas a seu gosto, ou ainda a praticidade de ocupar um espaço muito menor de armazenamento, fez com que muitos apreciadores de música adotassem os cds como a única forma de se ouvir músicas. Mas aos poucos foi se verificando que nem tudo é perfeito no mundo dos cds. Eles também pulam, arranham, e ainda mofam e perdem a qualidade, fato esse que não ocorre com os vinis.
Dessa forma, vem se formando nos últimos anos uma nova geração de colecionadores de vinis, e pela primeira vez em Campos foi organizado um encontro de colecionadores e apreciadores da cultura e culto aos antigos discos. Elaborado pelos colecionadores Wellington Codeiro, Romualdo Braga e Fabrício Pantera, aconteceu na cidade a primeira ECODISCOS - Encontro Regional de Colecionadores de Discos de Vinil. A programação incluiu não só vendas e trocas de discos, como também discotecagens de colecionadores, shows, homenagens e bate-papos, além da exposição de antigos aparelhos.
Acho que todo apreciador de música desejou pelo menos uma vez atuar como DJ, colocando suas músicas preferidas para as pessoas ouvirem, independente de estilo ou apelo de mercado. Vários colecionadores da cidade tiveram essa oportunidade, como eu, que apesar de não saber manejar muito bem a aparelhagem usada, pude ter essa experiência, e me senti bem fazendo uma mistura que incluiu batucada de samba, rock e soul.
Nos dois dias do evento aconteceram também shows variados, de samba, rock, MPB e rap. Muito interessante também foi um bate-papo com o antigo proprietário de loja de discos Paulo André Barbosa, que lembrou os velhos tempos em que estava a frente da maior e mais bem servida loja de discos da cidade, a Caiana Discos. Sua fala foi ilustrada pela execução de músicas de seu acervo de Lps, tornando seu papo bem ilustrativo sobre uma época em que os cds ainda não haviam dominado o mercado. Poderia haver uma maior adesão de comerciantes de venda de LPs, como proprietários de sebos da cidade para haver uma maior opção de compra para os colecionadores. A vinda de proprietários do sebo Baratos da Ribeiro, do Rio de Janeiro foi uma opção de compra, além de alguns discos disponibilizados para venda pelos organizadores e colecionadores, mas outros comerciantes ajudariam a criar maiores opções de compra. De qualquer forma o evento se concretizou numa ótima opção cultural para a cidade, e espero que venham outros com mais participantes. O caminho está aberto. Meus parabéns pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário