Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Nove Anos de Soul no Brasil - Jornal de Música (1977)

Em sua edição nº 30, de fevereiro de 1977, o Jornal de Música trazia uma extensa matéria sobre o movimento Black Rio e a soul music brasileira. Um dos tópicos da matéria falava sobre as origens da black music brasileira, e destacava como o ano de 1968 o início da produção do soul no Brasil, trazendo como marco zero a volta de Tim Maia ao Brasil, depois de uma temporada nos Estados Unidos, quando ele trouxe toda a influência da música negra americana. A matéria é assinada por Dom Gabriel, que eu creio se tratar do jornalista e músico Gabriel O'Meara:
"Soul music é um gênero musical aceito no Brasil desde 1968. Foi em 68 que Tim Maia voltou dos Estados Unidos - onde morou muitos anos - com quilos de discos e informação. Começou então a compor e tentar sintetizar o que, hoje, é conhecido como 'soul brasileiro'. Uma das músicas favoritas de Tim era uma canção gravada pela dupla Don & Juan, chamada What's Your Name. Esta canção tinha um apelo todo especial com suas harmonias vocais em 1/3, relaxadas e cheias de vibrato, facilmente copiáveis. (Na verdade, uma dupla pioneira do soul no Brasil, Tony e Frankie, baseou suas vocalizações neste estilo).
Na mesma época em que Tim testava seu estilo, outro cantor-compositor entrava na onda do soul: era Genival Cassiano, ou Cassiano, um músico da Paraíba que já tinha tocado bossa nova e que também estava compondo (talvez inconscientemente) 'soul brasileiro'. Ao contrário de Tim Maia, que era fascinado pelos ritmos sincopados do soul, Cassiano recebia maior influência dos lados mais suaves do gênero, principalmente de Stevie Wonder. Cassiano se tornou um mestre em arranjos vocais e corais de apoio, fazendo muitas vocalizações ao estilo dos Temptations e Delfonics com o grupo Os Diagonais, integrado por seu irmão Camarão e seu amigo Amaro. Eles fizeram os vocais nos primeiros discos de Tim Maia, e Cassiano compôs Primavera e Padre Cícero para o primeiro álbum de Tim, que foi lançado em 1970. (Mais tarde os Diagonais se tornaram Achados & Perdidos, um grupo que terminou após um breve sucesso). Este primeiro disco de Tim era uma mistura perfeita de soul e música nordestina, mas pouco a pouco ele iria abandonar esta última em favor de baladas acentuadamente americanas.
Cassiano
Quase na mesma época, no lançamento do Tim, Ivan Lins também apareceu em cena alegando influências soul, mas tudo o que ele fazia era forçar sua voz a ser rascante e gutural (a la Wilson Pickett), o que não convenceu ninguém, inclusive ele mesmo. Logo ele abandonou o estilo e começou a cantar melhor e mais naturalmente.
Paralelamente à eclosão de Tim (e Cassiano), outros cantores e músicos apareciam nos subúrbios do Rio (que hoje se chamam Black Rio), influenciados pelo estilo gospel, gritado, de James Brown. Os dois maiores nomes desse cenário foram Tony Tornado e Gerson Cortes. A história de Gerson é muito movimentada. Ele conseguiu conhecer James Brown através do empresário das Supremes, quando pulou no palco em um dos seus shows. Excursionou com James Brown, voltou ao Brasil e, com seu irmão Getúlio (autor de vários sucessos de Roberto Carlos, com Negro Gato e Pega Ladrão) trabalhou basicamente com material de Brown, cantando com Wilson Simonal e como crooner da Banda Veneno do maestro Erlon Chaves. Agora com o nome de Gerson Combo, lançou seu segundo LP pela Polydor.
O principal atrativo de Tony Tornado era sua routine de dança, também inspirado em James Brown, aliada à sua boa aparência. Tudo isso escondia uma voz medíocre, que mal conseguia se manter dentro da afinação. Seu maior - e quase único - sucesso foi BR-3, vencedora de um festival da canção, de autoria de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. Depois ele teve algum sucesso com  a música Tá Falado, Bicho (*), sumiu, e, em 75, voltou com o cabelo descorado, cantando em inglês, com uma voz um pouco melhor. Em 76, após outro sumiço, reapareceu cantando bem melhor na TV e, principalmente, nos bailes de subúrbio, no Rio. Para ser justo com Tony, deve-se dizer que ele influenciou milhares de jovens adeptos do soul com sua dança e seu jeito de vestir.
Tony Tornado, entre Tibério Gaspar e Antonio Adolfo
O trio que acompanhou Tony na BR-3, sobreviveu por algum tempo como um quinteto, o Quinteto Ternura, no estilo de Jackson Five. Atualmente as duas lindíssimas garotas e seu irmão Robson (que não é Robson Jorge) estão radicados em São Paulo. Eles são provavelmente o melhor grupo vocal em atividade, e trabalham muito em gravações.
Outros músicos amadureceram em suas carreiras até deixarem marcas na cena brasileira de soul. A maioria começou trabalhando e aprendendo os segredos do soul com Tim Maia ou Cassiano. Entre eles estão Robson Jorge, Renato, Dom Charles, Carlos Da Fé e Hyldon.
Robson, autor do sucesso Fim de Tarde, na voz de Cláudia Telles, se tornou uma espécie de mago de estúdio, tocando diversos instrumentos com um talento especial para escrever canções que ficam no ouvido, ao estilo dos Styliscts e Van McCoy. A essa altura deve ser mencionado um cavaleiro que desempenhou um papel importantíssimo no soul brasileiro, não como músico, mas como produtor e gerente da Polydor e, agora na CBS: Jairo Pires, responsável pelo lançamento de Tim Maia e pelo sucesso de Robson Jorge.
Renato, irmão de Robson, é um baterista de estúdio procuradíssimo, tendo desenvolvido um  genuíno estilo soul. Dom Charles é uma espécie de maestro de todo esse grupo, capaz de construir orquestrações no estilo da Filadélfia, na tradição de Gamble & Huff.
Hyldon
Hyldon é o mais regional do grupo. Foi guitarrista de Tim e produtor de discos. Em 74 gravou Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda e depois o álbum Deus, A Natureza e a Música, num estilo mais Gil & Caetano, mas retendo sua base soul. Da Fé está, atualmente, acabando o seu álbum de soul-samba para a WEA.
Dentre os músicos que compõem a corrente de soul no Brasil, Paulo Cesar Barros (irmão de Renato, de Renato e seus Blue Caps se tornou O baixista soul. Outro baixista excelente ligado ao gênero é Jamil Joanes (por coincidência os dois são fãs do grupo Tower of Power há anos). O baterista Nelsinho (que trabalhou com Osmar Milito) aderiu completamente ao soul enquanto o guitarista Claudinho Stevenson e o reedman Oberdan se inclinam cada vez mais para o funk e o soul.
E na corrente considerada como MPB compositores com Luiz Melodia, Gilberto Gil, Macalé e Jorge Ben estão assimilando, indiscutivelmente, elementos de soul em seu trabalho."

(*) O título correto da música é "Podes Crer, Amizade"

3 comentários: