Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 15 de outubro de 2011

Postagem nº 300 - Falando de Erasmo


Cheguei à postagem nº 300. Como se trata de um número expressivo, resolvi que nessa postagem falaria de algo ou alguém que seja bem especial pra mim, por isso resolvi falar de Erasmo Carlos.
Comecei a gostar de música na minha infância, e o primeiro gênero de música que me despertou foi a Jovem Guarda. Gostava daquelas músicas, daqueles caras cabeludos cantando aquelas músicas que me traziam uma vibração diferente. Ouvia muito rádio na época, e junto aos onipresentes Beatles e outras bandas de rock da época, ouvia muita coisa da Jovem Guarda. Roberto, Erasmo e Wanderléia, o grande trio, que melhor representava o movimento viraram meus primeiros ídolos nacionais, ao lado de Renato e Seus Blue Caps, minha banda preferida na ocasião. Na tv havia alguns programas dedicados ao gênero, porém o mais célebre deles, o Jovem Guarda, eu não tinha como assitir, pois aqui na terra só entrava o sinal da TV Tupi, e o programa era transmitido para o Rio pela TV Excelsior, se não me engano. Por isso, a imagem de Roberto Carlos era coisa muito rara pra mim, já que ele era contratado exclusivo da emissora. Erasmo e Wanderléia ainda apareciam em outros canais de TV, mas eu sentia falta da presença de Roberto na tela de minha tv.
De uma certa forma, Erasmo passou a suprir a falta de Roberto pra mim, e eu passei a admiriá-lo, e também suas músicas. Até um chiclete chamado Tremendão eu curtia. Vinha com uma figurinha ilustrando trechos de músicas do homenageado, como por exemplo, um coração onde havia uma cela de prisão em que aparecia a figura de uma gata, e abaixo escrito "Um dia , gatinha manhosa, eu prendo você em meu coração"
Já adolescente, eu descobria o rock dos anos 70, e verifiquei que alguns daqueles astros da Jovem Guarda continuaram nos caminhos do rock, com um som mais potente e ousado, como deveria ser nos novos tempos, já sem aquele ar de ingenuidade das letras de antes. Nesse período, minha admiração pelo som que Erasmo fazia confirmava a atenção especial que seu trabalho já havia me despertado ainda criança. A foto que ilustra essa postagem é de um poster de Erasmo que eu havia colocado atrás da porta de meu quarto, e que guardo até hoje. As bordas rasgadas são decorrentes da fita durex que o prendia. O poster, que veio de brinde na revista Pop, a publicação que falava de rock na época, trazia no verso uma foto de Mick Jagger, ou seja, tive que optar entre Jagger e Erasmo. Logicamente fiquei meio dividido, mas minha opção por Erasmo foi consciente. Uma das razões de minha devoção adolescente por Erasmo, foi um disco marcante pra mim, que ele havia lançado em 1974, chamado 1990 - Projeto Salva-Terra. Alguém desavisado, ao deparar com o título, pode achar que o disco foi lançado em 1990, mas na verdade trata-se de uma música que fala de um futuro ainda distante, imaginando o mundo 16 anos depois: "Em 1990 a crise era demais/as pessoas enlatadas não lembravam mais de paz/às vezes Deus era lembrado pela falta que fazia...". Considero esse disco, cuja capa é essa abaixo, um dos melhores discos de rock lançados no Brasil.

Na ocasião, Erasmo montou uma excelente banda para acompanhá-lo, chamada Cia Paulista de Rock. Lembro que assisti pela tv em janeiro de 1975 uma apresentação de Erasmo que me alucinou. Foi no intervalo de uma das eliminatórias do Festival Abertura, da Globo. Enquanto eram apuradas as notas dos jurados, Erasmo Carlos e a Cia Paulista de Rock fizeram um showzaço. Lembro dele com uma jaqueta de couro, cantando Bolas Azuis, uma música desse disco, que apesar do título em português, é um rock arrasador, com letra em inglês. Uma imagem de Erasmo e sua banda da época pode ser vista no filme Ritmo Alucinante, um documentário sobre um festival de rock, acontecido em 1975.
Mas antes de gravar esse disco que tanto me marcou, ele já havia lançado outros discos antológicos, como Carlos, Erasmo (1971) e Sonhos e Memórias (1972), que são verdadeiras pérolas.

Recentemente, durante o Rock In Rio, tive que fazer uma outra opção, assim como aquela do poster Erasmo/Jagger. Quem me conhece sabe que não sou de perder nenhum jogo do Fluminense. O Flu jogaria uma partida muito importante contra o Santos, no mesmo horário de um show muito aguardado por mim: Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes. Optei pelo show, que assiti pela internet, e deixei de assistir a um dos melhores jogos do Brasileirão, uma vitória espetacular do meu tricolor por 3 a 2, com um gol nos acréscimos, aos 50 minutos. Mas não me arrependo. Curti muito o show.

2 comentários:

  1. Fiquei curioso pra ouvir esse 1990, Marcinho! Ah, não conhecia esse seu lado 'tremendão'! rsrs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Cheguei aqui pesquisando um texto do Aldir Blanc que bela surpresa encontrei.
    Viajei em alguns textos e recordações da adolescência.
    Voltarei mais vezes.
    A propósito, você já leu o livro do Erasmo? Excelente! Dei grandes gargalhadas com os casos relatados por ele.
    Saudações tricolores!

    ResponderExcluir