Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Beatles em animação


Minha ligação com os Beatles vem da infância, por volta dos 7 anos. Não que eu já gostasse tanto assim de música, mas por causa de um desenho animado que passava aos domingos no fim da tarde, na antiga TV Tupi, cujos personagens eram os fab four. Cada episódio trazia uma aventura vivida pela banda, e logicamente, era recheado de músicas dos Beatles nas versões originais. Eu adorava os desenhos, e aprendi ali a também amar todas aquelas músicas, que me eram bastante agradáveis.
Apesar de na época as músicas dos Beatles tocarem bastante nas rádios, muitos daqueles sucessos eu conheci através do desenho dominical. Também foi através daqueles desenhos que aprendi que eles se chamavam John, Paul, Ringo e George. Aprendi a gostar dos Beatles ali, e aqueles desenhos eu assitia com um enorme prazer, pois além das aventuras, me apresentavam músicas que eu me identificava e já sabia, apesar de ser uma criança de 7 anos,que aquilo era algo revoluvionário que estava acontecendo no mundo. Por volta dos 7 ou 8 anos eu assisti a uma sessão no cinema de Help, segundo filme da banda, levado por minha irmã mais velha. Talvez ela tenha me levado só para fazê-la companhia, sem saber ela me apresentava a algo fantástico para uma criança. Eram aqueles mesmos personagens dos desenhos, agora em carne e osso, vivendo aventuras semelhantes aos desenhos, e cantando as mesmas músicas, que eu ouvia e me encantava, e ouvia sempre, apesar de em minha casa não ter nenhum disco deles. Eram músicas que eu já conhecia bem, e só não posso dizer que sabia de cor porque eram eram inglês, mas já sabia cada acorde, onde as vozes entravam, como terminavam. Lembro de uma vez ter ficado contando nos dedos quantas vezes eles repetiam em Hey Jude, aquele final: "Na na na na na na na... Hey Jude".
Depois, na adolescência continuei fã, fui conhecendo outras músicas, os discos, lendo a respeito. Eu sei que seria fã de qualquer jeito, mas pra mim tudo começou com aqueles desenhos animados nos fins das tardes de domingo.

2 comentários:

  1. Excelente post!

    A Equipe do Brasil Cultural - Ana Carla Nunes e Beatriz Campos, com assessoria textual de Bárbara Ferreira - vem convidar você a conhecer os dois novos espaços virtuais de divulgação da cultura brasileira: o Blog do Quarteto em Cy - http://quartetoemcyeafins.blogspot.com e o Blog Brasil Diversificado - http://brasildiversificado.blogspot.com .

    O primeiro espaço é dedicado à divulgação do grupo vocal Quarteto em Cy e suas mais de quatro décadas de constante contribuição à música brasileira. Lá você encontrará material raro sobre o grupo – matérias, gravações, entrevistas, fotos, etc. - e também poderá participar de enquetes, chats e entrar em contato com o Quarteto e com admiradores do grupo e amantes da nossa boa música.

    O segundo espaço tem o compromisso com todo tipo de manifestação da cultura popular de nosso país. Por meio de postagens de textos, fotos, vídeos, o visitante poderá compartilhar conhecimentos e discutir ideias sobre a diversidade cultural brasileira com outros visitantes e com a equipe do Brasil Cultural, em uma troca de experiências bastante proveitosa.

    Esperamos, então, sua visita e contribuições culturais.

    Grande abraço,

    Equipe do Brasil Cultural

    ResponderExcluir
  2. Grande novidade do momento
    Galeria de camisetas dos beatles, e outras bandas de rock, e cartoons famosos.
    www.elo7.com.br/strawberryfieldsshop
    aos cuidados de antônio barros

    anthoniobarros@gmail.com.br

    Aguardo visitas, comentários, sugestões, etc...

    ResponderExcluir