Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Erasmo Carlos - Matéria Revista Karaokê 1987 2ª Parte

" Nos ares de São Paulo, estouravam outros nomes precursores do rock. Celi e Toni Campelo, Renato e Seus Blue Caps, entre outros. Foram então se entrosando com esse pessoal, mas todos num pique ainda amador, sem discos. Se apresentavam em clubes, faziam shows. Mais tarde, cada um tomou seu rumo. Para o Tremendão, os principais precursores do rock'n roll aqui no Brasil foram Celi e Toni Campelo, que cantavam versões de músicas americanas. Mas os primeiros a gravar músicas com letras em português, compostas por brasileiros de fato, foram Roberto, Tim e Erasmo. Passado algum tempo, eles foram consagrados criadores da Jovem Guarda e Iê Iê Iê, movimentos que marcaram época e passaram para a história. 'O Iê Iê Iê surgiu dos Beatles, naquela expressão da música 'She's loves you yeah yeah yeah...', afirma Erasmo.,
Erasmo vê o rock brasileiro  atual como 'primo-irmão' do que ele fazia. 'Eu curto muito, porque é um rock mais potente, em razão da tecnologia disponível. Tive brigas imensas com o s produtores na minha época para, por exemplo, conseguir gravar uma música com baixo elétrico. Eles não aceitavam', analisa Erasmo. Um técnico de som afirmou que se utilizasse baixo elétrico a gravadora o despediria no ato'.' A base instrumental para o rock'n roll naquele tempo era feita com duas guitarras (base e solo), contrabaixo acústico, bateria e saxofone.
Uma vitória foi conquistada por nosso roqueiro que conseguiu gravar seu primeiro disco com a utilização de um órgão elétrico. Foi um dos pioneiros na questão. Mas antes de iniciar sua carreira solo, Erasmo foi guitarrista do grupo Renato e Seus Blue Caps. E foi em 63 que lançou seu primeiro compacto, que apresentava duas faixas: 'O Terror dos Namorados' e 'Jacaré', esta última retratava o conhecido 'pega-onda', utilizando uma tábua (prancha de madeira), pois ainda não existia as pranchas de surf. Pelo menos por aqui.
A partir daí, o Tremendão consagrou-se como um dos maiores criadores do rock romântico. Mudando um pouco para as baladas mais tarde, Erasmo nunca deixou o rock para trás. Tanto  que hoje, já no seu 24º LP, em 27 anos de carreira, sua música reúne diversas tendências, tem o romantismo como chave, mas conserva toques de rock'n roll.
O mais recente disco de Erasmo (PolyGram), tem como música-tema a balada 'Abra Seus Olhos', dele e de Roberto Carlos. O LP é um voo pelo romantismo Tremendão e conta com a participação de talentosos intérpretes e músicos. O grupo Roupa Nova revive uma balada dos anos 50 com Erasmo na faixa 'Na Próxima Estação', de Ronaldo Bastos e Ed Wilson. Eduardo Dusek participa no funk 'Análise Descontraída', de Erasmo e Roberto, um tema atual que teve a inclusão de duas estrofes que falam de Chernobyl e da África do Sul, apesar de ter sido feita em 1975. A faixa 'Samba-Rock' é uma mistura de bossa com rock, conta com a presença de Leila Pinheiro nos vocais e Roberto Menescal no violão, que faz um casamento com a guitarra de Marcelo Sussekind, e Raul de Souza no trombone. É uma versão que Erasmo fez da música de Billy Moore, Reg Simpson e Johnny Brandford, um grupo da Guiana Inglesa, que em 1957, nas vozes de Os Cariocas, foi um sucesso.
Os planos para Erasmo este ano já estão definidos: ele estará divulgando o LP e realizando shows por todo o Brasil.  O roqueiro aguarda a vez nas grandes casas de espetáculo do país, como o Copacabana Palace, Rio de Janeiro, e a reinauguração do Projeto SP, em  São Paulo. E tem mais: outros trabalhos do Tremendão invadem o teatro, o cinema e a TV. Erasmo está compondo músicas para a peça 'Pluft, o Fantasminha', de Maria Clara Machado, em parceria com Geraldo Carneiro. Fez também o tema para o filme 'Banana Split', com letra de Bernardo Vilhena e música dele. O filme revive os anos 60, em meio ao rock'n roll e o twist. É estrelado por Mirian Rios e Marcos Frota. Taí, o Tremendão é um grande contribuinte do universo musical e tem muitas histórias para contar. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário