Palavras Domesticadas

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sábado, 3 de julho de 2010

Jorge Ben - Trilogia Fantástica


Nos anos 70 Jorge Ben estava atravessando um período de grande criatividade, e dava uma guinada em sua carreira, que àquela altura já era vitoriosa. Em 1974, após lançar o disco 10 Anos Depois, onde reinterpretava vários de seus sucessos, em comemoração à sua primeira década de carreira, ele propôs à sua gravadora um novo disco de músicas inéditas. Ao apresentar a proposta de um disco conceitual e temático sobre os alquimistas e sua filosofia, de imediato a direção da gravadora vetou a ideia, por achar anti-comercial e de difícil assimilação para o grande público. A negativa da gravadora não significou para ele a desistência de seu projeto, e usando do prestígio e independência que seu nome representava, Jorge Ben não aceitou a imposição da gravadora e acabou lançando A Tábua de Esmeralda da maneira que ele concebeu. Na época ele havia descoberto através de leituras a filosofia e história da alquimia, e seus personagens. O tema lhe interessou tanto que acabou lhe inspirando uma série de composições. Com produção de Paulinho Tapajós, o disco abre com a hoje clássica Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas (o título impresso na contracapa e selo do vinil é esse). O Homem da Gravata Florida e Errare Humanum Est, as faixas seguintes, trazem nas letras toda a complexidade de alguns de seus textos. Aliás, sua capacidade de musicar textos aparentemente impossíveis de serem encaixados em uma melodia fica bem explícito na faixa Hermes Trismegisto E Sua Celeste Tábua de Esmeralda (que na edição em cd aparece com o título resumido Hermes Tri), um tratado hermético escrito pelo faraó egípcio Hermes Trismegisto. Embora nem todas as músicas tratem do tema do disco, caso de Eu Vou Torcer, Magnólia, Zumbi, Cinco Minutos e outras, o disco traz uma unidade, e foi escolhido pela crítica como o melhor disco do ano, e é considerado pelo próprio autor como seu disco preferido. O disco seguinte, Solta o Pavão, de 1975, ainda trazia algumas composições sobre o tema alquimia, caso de Assim Falou Santo Tomaz de Aquino, Velhos, Flores, Criancinhas e Cachorros e Luz Polarizada. O disco trazia duas músicas não inéditas: Cuidado Com O Bulldog, gravada anteriormente por Simonal, e a clássica Jorge de Capadócia, cuja primeira gravação é de Caetano Veloso. O disco traz ainda algumas faixas bem representativas, como Zagueiro – umas das tantas de suas composições sobre o tema do futebol e Se Segura Malandro. Um detalhe interessante nesse disco é que, se não estou enganado, é o disco que mais traz no título nomes femininos, outra característica de sua obra: Para Ouvir no Rádio, que tem o subtítulo de Luciana, Dorothy, Dumingaz e Jesualda. Em 1976 viria outro petardo, o fantástico África Brasil, também considerado uma obra-prima. Sobre esse disco, o crítico americano Andrew Gilbert, especialista em jazz, música brasileira, afro-caribenha e da África Central, escreveu: “É impossível exagerar a influência de Jorge Ben na heterogênea confederação internacional do funk. Quando fez seu manifesto soul do Rio, Árica/Brasil, Ben já era uma força musical há mais de uma década, mas esta combinação de percussão de samba, metais R & B, um coro atrevido e uma rhytm guitar hipnótica destila a essência do ritmo de Ben.” Essa “rhytm guitar” a que se refere o crítico, é bem exemplificada já na faixa de abertura, Ponta de Lança Africano (Umbabarauma). Com uma batida funkeada, de guitarra, baixo e percussão, essa música é na minha opinião a melhor música composta por ele usando o tema futebol. Não é à toa que Umbabarauma é a faixa de abertura da coletânea que David Byrne (ex- Talking Heads) lançou internacionalmente só com música brasileira. O disco ainda traz o tema alquimia, na faixa Hermes Trismegisto Escreveu, que é uma releitura mais simplificada da faixa do disco A Tábua de Esmeralda. Outra releitura do mesmo disco é Zumbi, em que ele canta de uma forma mais raivosa e agressiva, uma coisa rara em seu trabalho. Xica da Silva é a faixa de mais sucesso do disco, que foi tema do filme homônimo de Cacá Diegues. A banda que o acompanha nesse disco é a Admiral Jorge V Ben, que trazia, dentre outros, Gustavo Shroeder (ex- A Cor do Som) na bateria e Dadi (ex- Novos Baianos) no baixo. Alguns músicos convidados também participaram, como Márcio Montarroyos (piston), José Roberto Bertrami (teclados) e Djalma Correa (percussão). Esses três discos representam uma excelente trilogia no trabalho de Jorge Ben nos anos 70.

Um comentário:

  1. Adoro esse album e o grande mestre Jorge, especialmente quando ainda era apenas Jorge Ben. Musicalmente combinou estéticas rítmicas com um charme de moço conquistador brasileiro, tratando de temas sutis e de questões sociais sérias, como a do negro, mas com muito suingue. Marcinho, parabéns pelo blog. Está lindo!

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