Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 11 de março de 2021

The Byrds ( Fascículo As Feras do Rock)


 Por volta de 1996 uma série de fascículos sobre a história do rock chamada As Feras do Rock foi publicada no Brasil. Algumas das mais importantes bandas em seus segmentos ganharam destaque, como o The Byrds, importante banda de folk-rock. Segue abaixo o texto sobre o The Byrds:

"Procedentes das mais diferentes tendências musicais, os integrantes do The Byrds foram contagiados pelo vírus da beatlemania e, através da sua inspiração e do apoio do seu agente e produtor, conseguiram aperfeiçoar o seu particular folk-rock. Os Byrds gravaram o seu primeiro compacto para a CBS, em novembro de 1964, uma versão de 'Mr. Tambourine Man', unindo a genialidade de Bob Dylan, o seu autor, com o estilo melodioso dos Beatles, tal como o próprio McGuinn diria mais tarde. Este primeiro lugar das paradas em todo o mundo colocou os Byrds em um local destacado no mundo musical, e, acabaram recebendo um tipo de divulgação equivocada. Este erro foi imediatamente remediado com o lançamento do seu primeiro álbum, Mr. Tambourine Man (1965), uma impressionante combinação de composições de Gene Clark, Bob Dylan, Peter Seeger e clássicos como 'We'll Meet Again'.

O segundo LP também recebeu o título de outra música que os havia colocado no primeiro lugar das paradas: Turn! Turn! Turn! (1966), uma nova reunião de composições de outros músicos ('The Times They Are A-Changin', 'Oh! Susannah!') com composições de Clark, que parecia estar cada vez mais inspirado ('The World Turns All Around Her', 'Set You Free This Time').

O seu folk-rock estilizado passou a aproximar-se de composições mais influenciadas pelo jazz, com letras enigmáticas e com um exotismo instrumental próprio da corrente do acid-rock. Isto fez com que 'Eight Miles High' fosse proibida em várias emissoras por ter sido considerada como uma apologia à droga. Esta proibição teve um reflexo mais negativo do que o esperado, pois Gene Clark acabou abandonando o grupo, que teve que continuar a sua trajetória como quarteto.

Fifith Dimension (1966) é um disco completamente adaptado à corrente psicodélica que reinava no momento e, apesar disto, apresenta inteligentes orquestrações em algumas músicds que, às vezes, contém significados dúbios: 'I See You and What's Happening??!', 'Wild Mountain Thyme', 'John Riley', '5-D (Fifth Dimension' e 'Mr. Speceman'. Para muitos dos seus seguidores e críticos, este disco e, principalmente, o disco seguinte, Younger Than Yesterday (1967), simbolizam o auge do potencial criativo dos Byrds. A sua capacidade de crítica quanto à manipulação dos músicos de rock & roll ('So You Want To Be A Rock'n Roll Star'), a consistência das composições de David Crosby ('Everybody's Been Burned'), a sua primazia como intérpretes de Bob Dylan ('My Black Pages') e o seu imenso domínio de diversos estilos musicais ('Mind Gardens', 'Time Between'), transformaram Younger Than Yesterday em um disco com uma grande unidade, o que contrastava com os crescentes conflitos entre os integrantes do grupo.

Finalmente, David Crosby abandonou o grupo para formar o o super famoso Crosby, Stills & Nash, e Michael Clark foi expulso.

Com o apoio de músicos de estúdio, os demais componentes do The Byrds gravaram The Notorius Byrd Brothers (1968), uma inovadora experiência e um grande exemplo de profissionalismo, em função dos vários contratempos pelos quais haviam passado.

Novas contratações - o baterista Kevin Kelley e Gram Parsons como cantor, guitarrista e compositor - renovaram o grupo, que trocou os excessos psicodélicos pela tranquilidade do country-rock no disco Sweetheart Of The Rodeo (1968) que, devido a questões contratuais, teve que ser gravado em duas versões: uma com Jim McGuinn como vocalista, e outra com Gram Parsons, que acabou ficando arquivada na gravadora até 1990.

No final de 1968, Parsons abandonou o The Byrds - oficialmente, por ter se negado a se apresentar na África do Sul, e de acordo com Hillman, porque havia iniciado uma grande amizade com os Rolling Stones -, e o grupo já não pôde mais superar tantos percalços. Dr. Byrds & Mr. Hyde (1969), Ballad Of Easy Rider 1969), Byrdmaniax (1971), Farther Along (1971) e Byrds (1973) foram grandes passos em falso que puseram um ponto final na existência do grupo, em 1973.

Todos os integrantes tentaram uma carreira solo ou como Dillard & Clark, The Flying Burrito Brothers, Manassas, Souther Hillman Furay e, obviamente, Crosby, Stills, Nash & Young. Apesar de que durante vários anos tenha permanecido a ideia de que o  grupo voltaria a se reunir, as várias tentativas não deram certo - com exceção de quando passaram a integrar o Rock & Roll Hall Of Fame, em 1991 -, sendo finalmente descartada, quando Gene Clark morreu, naquele mesmo ano e Michael Clarke, em 1993."




Nenhum comentário:

Postar um comentário