Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 10 de janeiro de 2021

Toninho Horta Grava Terra dos Pássaros - Jornal de Música (1977)


 Toninho Horta, que durante muito atuou como músico acompanhante, e compositor que fornecia belas canções para amigos gravarem, caso de Milton Nascimento e Nana Caymmi, por exemplo, sentia que estava na hora de lançar um trabalho próprio, como cantor, compositor e músico. Mas os tempos eram outros, bem diferente de hoje, quando os recursos e possibilidades de se lançar um disco e jogar no mercado são mais fáceis. O trabalho de Toninho não seduzia as gravadoras, e ele não tinha recursos para bancar um trabalho do jeito que queria. Por isso as gravações e o lançamento de Terra dos Pássaros, seu primeiro e ótimo disco, só foram possíveis com a ajuda de amigos próximos. O Jornal de Música nº 34, de setembro de 77 traz uma matéria sobre o disco de Toninho, assinada por Antônio Carlos Miguel:

"Toninho Horta acabou de gravar seu primeiro disco-solo: neste LP que será chamado de Terra dos Pássaros (o nome vem de um antigo modelo da Gibson, a guitarra Birdland) ele se lança integralmente como compositor, cantor e instrumentista, fazendo o que sempre quis: '... eu sempre sonhei em gravar um disco meu...'. Não houve interferência de pessoas estranhas ao trabalho, já que esta foi uma produção independente, financiada por Toninho e seu parceiro e velho amigo Ronaldo Bastos. No entanto, para que este projeto se realize completamente, ainda falta uma gravadora se interessar pelo trabalho e comprar a fita que em final de setembro acabou de ser gravada e mixada no estúdio Vice-Versa, em São Paulo: algumas gravadoras se mostraram interessadas mas não há ainda nada de  concreto.

As bases do disco, segundo Toninho, foram gravadas o ano passado nos Estados Unidos. Ele se encontrava lá participando da gravação de alguns discos (Milton, Promises of the Sun, de Aito e o de Flora) quando surgiu a possibilidade de realizar algumas gravações suas. Participaram dessas sessões Novelli, Airto, Robertinho, Laudir de Oliveira, Raul de Souza, Hugo Fattoruso e Jorge Fattoruso (dois uruguaios, ex-integrantes do grupo Shakers, que já tem uma boa carreira na América). As gravações foram inicialmente feitas no estúdio Shangri-la, e mais tarde no Village, onde tinha sido gravado o disco Native Dancer (Milton e Wayne Shorter):

- Pintou um contrato com o dono do Village, que se interessou por uma fita minha, a gente fez uma uma permuta, ele dava o estúdio e em troca ficava com  uma fita para transar mais tarde um disco comigo. Eu só iria gravar, tô a fim de ficar no Brasil mesmo, mas pode acontecer de tudo... Bem, o esquema do Village é o seguinte: eles têm uma companhia de produção, nessa companhia são produzidos discos para serem vendidos às gravadoras, eles são independentes, é nesse estúdio que são feitos os discos mais pesados, o Dylan, o Clapton são alguns dos que gravam lá.

Toninho deixou com esse produtor 3 músicas que também fazem parte do disco que será editado aqui. Diana (T. Horta- F. Brant), Viver de Amor (T. Horta-R. Bastos) e Dona Olímpia (T. Horta- F. Brant); estas duas últimas apesar de terem letras são instrumentais e visam mais diretamente ao mercado americano.

Quando Toninho Horta voltou para o Brasil o trabalho solo esteve interrompido durante a gravação de de Geraes e da Página do Relâmpago Elétrico, disco de Beto Guedes. O passo seguinte foi procurar uma gravadora interessada em financiar as gravações que faltavam para a complementação do disco. Como não apareceu ninguém ele e Ronaldo resolveram continuar por conta própria, no mesmo esquema iniciado nos EUA; para isso alugaram o Vice-Versa, em São Paulo:

- Sai caro pra gente, mesmo sem pagar os músicos que têm tocado por amizade, a gente gasta com o aluguel do estúdio e paga a passagem e estada de todo o pessoal. O padrão de som está ótimo, no mesmo nível das gravações nos Estados Unidos, o técnico de  som é Renato Viola, um cara muito sensível, e o lance é que o Vice-Versa é particular, não é ligado a gravadoras.

Nessas sessões em São Paulo, participaram Nivaldo Ornelas, Luís Alves, Wagner Tiso, Zé Eduardo e Lena, além de uma força de Bituca nos vocais e de alguns membros da Orquestra Municipal de Campinas, que fizeram as cordas. Entre as músicas está, como não podia deixar de ser, Beijo Partido, com uma gravação no mesmo nível das anteriores de Milton e Nana Caymmi. Em Viver de Amor Toninho está solando maravilhosamente. Além dos habituais parceiros, Fernando Brant e Ronaldo Bastos há uma música (Pedra da Lua) com Cacaso. Toninho também presta uma homenagem a Caetano Veloso gravando uma antiga música No Carnaval (Caetano Veloso-Jota).
O que escutei do disco já me deu certeza que este é um trabalho que não pode ficar engavetado. Vamos esperar para ver o que acontece, enquanto isso. Lá nos Estados Unidos os produtores e as feras do jazz estão ligados cada vez mais no nosso som:
- Não mudou o respeito que eu tenho por esses músicos, continua sendo o mesmo, mas foi desmistificado. Quando um cara daqueles dá uma elogiada é legal, eles ficam de olho no que você está fazendo, tudo é novidade pra eles, mas o pessoal lá é muito bom e nenhuma das partes tem nada a dever, estamos no mesmo plano.
Como dá pra ver, o músico brasileiro apesar do prestígio no exterior ainda sofre para fazer um disco aqui, tem que lutar com unhas e dentes. Toninho, em Terra dos Pássaros você realmente fez o disco que sonhava?
- Eu tinha vontade de gravar, mas não foram programadas estas gravações nos Estados Unidos, foi tudo em cima da hora, o Bituca ofereceu as fitas, chamei o pessoal que estava por lá e fizemos o que deu. 
Foi o que pintou e aqui está sendo terminado como eu quero, é um lance bem cuidadoso, estou vendo todos os detalhes. Por causa deste disco parei tudo, não me apresentei, quase não participei de outras gravações; então o meu trabalho este ano fica por conta deste disco."



Nenhum comentário:

Postar um comentário